100 anos da Revolução Russa marca programação cultural da semana

Ingressos pra peça 10 dias que abalaram o mundo

Numa parceria com a Companhia Ensaio Aberto, o Sindipetro-RJ adquiriu 50 ingressos pra peça ‘10 dias que abalaram o mundo’, que estreou no dia 14 de outubro, no Armazém da Utopia, na Avenida Rodrigues Alves, s/n – Armazém 6 – Santo Cristo, na parte reformada da Zona Portuária. Cada ingresso, que normalmente custa 50 reais, foi adquirido pelo sindicato por 10 reais, no contexto da parceria e da política de formação de plateias da Companhia Ensaio Aberto.

Quem quiser ir à peça no próximo domingo (22) de outubro, às 19h, na cota de ingressos adquiridos pelo sindicato, precisa enviar um correio eletrônico pra adriana.gulias@sindipetro.org.br , com cópia pra 1789a1871@gmail.com , ou informar pelos telefones 3034-7305 e 98122-9608 (pode ser por zap), aos cuidados de Adriana e Antony, até a quinta (19). O objetivo é  garantir os nomes na lista.

Para os sindicalizados e terceirizados da base da pirâmide da terceirização (pessoal da limpeza e afins), é de graça. Para os não filiados e demais trabalhadores terceirizados, o preço é de 10 reais.

A peça ‘10 dias que abalaram o mundo’, sobre a Revolução Russa, que está completando 100 anos da sua fase mais famosa, é baseada no livro homônimo, do jornalista estadunidense John Reed. Na montagem da Companhia Ensaio Aberto, que se inspira no dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a plateia é colocada em movimento, circulando por todo o armazém.

Além do aspecto formativo, vamos, no dia 22 de outubro, divulgar a luta contra a privatização da Petrobras e pela democratização da empresa. Quem também quiser ajudar no financiamento da peça, pode contribuir por meio de uma vaquinha virtual (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/10-dias-que-abalaram-o-mundo-100-anos-da-revolucao-russa). No link, também é possível conhecer um pouco mais sobre a peça e a companhia.

Seminário no Sindipetro-RJ

Ainda nas celebrações do centenário da Revolução Russa, o Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope) realiza uma semana de debates sobre o tema, que contará com a apresentação de trabalhos de professores, técnicos, alunos e ex-alunos do Colégio Pedro II. As atividades, que começam no dia 16 de outubro, vão ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, em três locais: nos campi Tijuca II e Centro e na sede do Sindipetro-RJ, no Centro.

Haverá ainda a exibição de filme, na abertura, e sarau, no último dia do seminário – que concluirá a segunda fase dos eventos sobre os ‘100 Anos da Revolução Russa’.

A participação é aberta a todos os interessados em contribuir com o debate.