13º não é uma “jabuticaba” brasileira

Nesta campanha eleitoral, permeada pelas fake news, muita gente espalha que o 13º salário seria um benefício concedido pelas empresas como gratificação de natal, como, por exemplo, disse o general Mourão, vice de Bolsonaro, em uma palestra para empresários no Sul, em que faz uma alusão de que é um direito dos trabalhadores que não deve existir. Isso não é verdade.

Entenda o 13º

O 13º salário foi instituído no governo de Getúlio Vargas, mas só na década de 60 passou a ser garantido pela lei. O fato de receber 13º em dezembro faz todo mundo pensar que são 13 salários para um ano, “só” com 12 meses, mas não é bem assim. Existem meses do ano que têm quatro semanas e outros com cinco semanas. Nos meses de cinco semanas, você trabalhou uma semana inteira a mais, mas seu salário no final do mês não mudou. Ele corresponde ao trabalho de quatro semanas. O que aconteceu com esta semana a mais? Ela será compensada e devolvida só no final do ano em forma de 13º. Portanto, não é um brinde que Papai Noel trouxe para você, nem uma jabuticaba brasileira como disse o Mourão. Ele é seu direito trabalhado, e é isso, que o vice de Bolsonaro deixou escapar que quer acabar. Você vota também no vice-presidente… Não esqueça!

Versão do Boletim impresso XCIII

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »