19J: rumo à greve geral sanitária

Junte-se à coluna petroleira, sábado, 10h, no Monumento Zumbi dos Palmares

A volta das manifestações de rua com o 29M representou importante fator na conjuntura política. Pelo fortalecimento da luta contra o genocídio implantado por Bolsonaro no Brasil, estão sendo convocadas manifestações em todo o país no sábado (19). O Sindipetro-RJ vai participar e o ponto de encontro da coluna petroleira é no balão do Sindicato!

A política pública de Bolsonaro de negar os protocolos de prevenção e provocar a transmissão do coronavírus levou o país a registrar nessa semana a maior média móvel de casos desde abril com mais de 72 mil casos novos diagnosticados, chegando perto das 500 mil mortes por COVID-19. O país está mergulhado em fome e violência numa crise profunda social, sanitária, econômica e política.

Para organizar o 19J, as centrais sindicais e seus sindicatos promovem assembleias, protestos, paralisações e debates nos locais de trabalho. Nesta semana, o Sindipetro-RJ agendou setoriais e entre os assuntos pautados está a mobilização para a manifestação do 19J, que terá concentração, a partir das 10h, no Monumento Zumbi dos Palmares. link para a matéria do Lobão sobre as setoriais

Todos ao 19J, respeitando o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Entre as bandeiras de luta estão o “Fora, Bolsonaro!”, a garantia de emprego e direitos, retorno pelo menos dos R$ 600 para o auxílio emergencial enquanto durar a pandemia, vacina no braço e comida no prato.

Até o momento, 246 cidades no Brasil confirmaram a realização de protesto contra o governo Bolsonaro. No exterior, as mobilizações começam na sexta (18) e vão se estender por todo o fim de semana. Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, República Tcheca e Suíça já divulgaram agendamento de atividades.

Contra o genocídio, greve geral sanitária!