ANP realiza a última “xepa” do ano no Rio: o leilão de quatro áreas do Pré-Sal

Nesta sexta-feira (28), 12 petroleiras participam do leilão de cartas marcadas, sugando a preço de banana cada gota do petróleo dos brasileiros

São três blocos na Bacia de Santos (Pau-Brasil, Saturno e Titã) e um na Bacia de Campos (Sudoeste de Tartaruga Verde).

Segundo estimativas feitas pelo Dieese, o preço médio ofertado por barril de petróleo ficará em torno de R$ 0,40, variando entre R$ 0,12, no bloco de Pau-Brasil, e R$ 0,51, nas áreas de Saturno e Titã, consideradas as mais produtivas.

Vale lembrar que nesta semana o preço do barril do petróleo no mercado internacional chegou a US$80, o maior nível dos últimos quatro anos.

Sindipetro-RJ na luta para impedir o leilão

Na última terça (25), o Sindipetro-RJ deu entrada na Justiça Federal com uma Ação Popular em que pedia a suspensão liminar da 5ª Rodada de Partilha de Produção do Pré-sal, promovido pela ANP, mas teve seu pedido negado, mesmo entendendo que ocorreu uma falta de cumprimento de prazo na convocação do edital para o leilão. O Sindicato  recorreu da decisão e vai aguardar ainda nesta manhã o deferimento do pedido.

Além das medidas judiciais, o Sindipetro-RJ convoca os brasileiros que são contra esta entrega do patrimônio do Brasil para um ato no local do certame, o hotel Grand Hyatt, Av. Lúcio Costa, 9.600 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro,  a partir de 9h.