Ato celebra 65 anos da Petrobrás e protesta contra seu desmonte e entrega do Pré-sal 65 anos

No início da tarde desta quarta-feira (3), a partir de meio dia, um ato convocado por FNP, SINDIPETRO-RJ,FIST , COMBATE , CSP-CONLUTAS, PSTU , SEPE-RJ,SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE NOVA IGUAÇU , SINDICATO DOS METROVIÁRIOS, SINTUR-RJ , SOS EMPREGO e UNIDADE CLASSISTA, celebrou no Edise, Centro do Rio de Janeiro, os 65 anos de aniversário da Petrobrás.

O ato também exigiu uma mudança na política de preços dos derivados. Mudar a lógica privatista e centrada na remuneração dos acionistas é transformar as estatais em indutoras do desenvolvimento nacional e voltadas para o benefício da população.

Eduardo Henrique, coordenador da FNP e diretor do Sindipetro-RJ falou do orgulho da categoria sobre trabalhar na empresa e explicou o motivo do ato. “Hoje muitos colegas nas mídias, em suas respectivas redes sociais, lembraram o orgulho de trabalhar na Petrobrás. Infelizmente, neste momento, a empresa passa por um momento de desmonte e privatização, uma companhia que poderia ser o símbolo de desenvolvimento do Brasil. Há décadas a Petrobrás vem sendo atacada por sucessivos governos, sendo fruto da cobiça internacional e dos corruptos de plantão. Mas estamos aqui celebrando e defendendo a Petrobrás” – falou.

Ato celebra 65 anos da Petrobrás e protesta contra seu desmonte e entrega do Pré-sal Bolo 65

Com um bolo, os petroleiros representaram a retomada de nossas reservas, cobrindo de verde e amarelo as bandeiras dos países imperialistas, EUA e China, que hoje ficam com a maior fatia do bolo do Pré-Sal, graças aos seguidos governos neoliberais.

“Precisamos primeiro suprir as necessidades do povo que possibilite o desenvolvimento do país. Por isso, devemos lutar pela reversão da quebra da partilha e contra esses leilões que entregam áreas com reservas gigantes às multinacionais petroleiras” – disse Patrícia Laier, geóloga e diretora do Sindicato.

Aposentados contra o PED

Na parte da manhã, um grupo de cerca de 20 pessoas, entre ativos e integrantes da Comissão de Base dos Aposentados do sistema Petrobrás e Cabeças Brancas, realizou um protesto na AMS, no saguão do Edise.

“Em homenagem aos 65 anos da Petrobrás, o nosso grupo de aposentados realizou um ato no saguão contra os leilões e desmonte do sistema, e o Plano de Equacionamento do Déficit  da Petros, o PED. O RH da empresa em uma atitude ditatorial bloqueou os crachás dos petroleiros para acesso ao Edise, nos proibindo de usar o megafone e faixas, resistimos e conseguimos fazer o ato” – conta Roberto Ribeiro, diretor do Sindipetro-RJ.

Petrobrás – 65 anos: em ato em frente ao Edise, Sindipetro-RJ realiza performance e canta o "Parabéns", criticando a venda de ativos e os leilões do Pré-sal, reivindicando uma Petrobrás 100% estatal.

Posted by Sindipetro-RJ on Wednesday, October 3, 2018

Política de RH em debate

Outra parte do grupo, formado por integrantes da base do edifício sede, realizou uma roda de conversa em outro acesso do prédio, explicando a política de RH da empresa que está sendo aplicada a partir do PLAFORT com a implantação do PCR, que visa basicamente preparar o caminho para uma futura privatização. Na roda foi abordada a importância de  construir e aprimorar o processo de luta e resistência contra o desmonte e o modelo de gestão da empresa.