Ato em frente à Petros contra o equacionamento

No início da tarde desta sexta-feira (9), foi realizado um grande  ato em frente à sede da Petros, Rua do Ouvidor, 98, Centro do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 1.000 de pessoas. O detalhe é que a entrada do acesso ao prédio foi lacrada (foto) . O protesto foi contra o Equacionamento Paritário proposto pelas direções da Petros e Petrobrás para cobrir um rombo de R$27,7bi no fundo de pensão.

A entrada do acesso ao prédio foi lacrada pela direção da Petros

“A Petrobrás e a Petros fizeram um acordo com mais de 14 mil pessoas que não entraram com ação na justiça que resultou na concessão de três níveis de RMNR. Agora estamos todos pagando essa conta que está embutida nessa conta do Equacionamento do Déficit. Então, não podemos pagar por isso” – disse no ato Roberto Ribeiro, diretor do Sindipetro-RJ.

Vale lembrar que nesta quinta (8), a juíza Juliana Leal de Melo, da 11ª Vara Cível do Rio, concedeu nesta quinta-feira (8) liminar que suspende o desconto para contribuições extraordinárias dos participantes e assistidos relacionadas ao absurdo plano de equacionamento do déficit da Petros. E atenção! Esta liminar só abrange os associados da AEPET, FENASPE, APAPE, ASTAPE,APASPETRO-RN, AAPESP-RS, ASPENE e ASTAIPE, não sendo extensiva a toda categoria petroleira, como na Ação Civil Pública proposta pelo Sindipetro-RJ que ainda aguarda decisão sobre a suspensão do desconto.

A juíza acatou pedido da AEPET e demais afiliadas da FENASPE, que pediram antecipação da tutela de urgência “sob pena de multa que deverá ser arbitrada, em caso de descumprimento da presente ordem”.

Foi designada também a realização de uma audiência de conciliação para o próximo dia 03/05/2018, às 11h40.