Benefício Farmácia: FNP conquista avanços para a categoria

Na manhã desta sexta-feira (27), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) esteve reunida com o RH e com a Subcomissão do Benefício Farmácia para discutir o novo modelo de Benefício Farmácia, que passa a ser de coparticipação.

A ideia da reunião foi fazer, o que os petroleiros estão chamando de “ajuste fino”, para esclarecer dúvidas sobre pontos que ainda estavam sem entendimento claro.

Depois de muitas reuniões e pressão da FNP, a companhia informou, na mesa de negociação, que manterá até o dia 31 de maio o modelo de Benefício Farmácia atualmente praticado, cujo o custeio continuará sendo efetuado por meio de uma contribuição mensal fixa, que irá vigorar até o dia 31 de maio.

A partir do dia 1º de junho, a empresa dará início a transição para o novo modelo de Benefício Farmácia.

O RH também informou que garantirá que os medicamentos adquiridos até a data de 31 de maio, com pedidos de reembolso entregues, impreterivelmente, até o dia 31 de julho serão reembolsados ainda com base no modelo anterior, praticado até o dia 31 de maio.

Entretanto, medicamentos adquiridos após esta data, terão seus pedidos de reembolso tratados de acordo com as novas regras e tabelas de participação divulgadas no Anexo X do ACT 2017-2019.

Além disso, os dirigentes da FNP também entregaram um abaixo assinado, com mais de mil assinaturas, por petroleiros que consideram a regra de valor ser por caixinha absurda e desinteligente.

“Se o fabricante faz uma caixa com poucos remédios, ela é barata, mas, muitas vezes precisa-se de várias caixas. Vários colegas tomam X caixas com preço, por exemplo, de 130 reais e ficarão com assistência ZERO”, explicou Gustavo Marun, dirigente da FNP/Sindipetro-RJ.

Em mesa, a Federação Nacional, mais uma vez, solicitou a lista de medicamentos cobertos, uma vez que muitos petroleiros ainda não sabem quais a doenças estão cobertas.

Avanços

Como resultado das diversas reuniões da Subcomissão do Benefício Farmácia e depois de muita pressão da FNP, a empresa cedeu e fez alguns ajustes no novo modelo de Benefício Farmácia.

Neste contexto, o RH informou que vai fazer ampliação de cobertura com a inclusão das seguintes doenças neurológicas crônicas: Alzheimer; Parkinson; Epilepsia; Esclerose Múltipla; Síndrome dos Corpúsculos de Levy; Doenças de Neurônio Motor (Ela); Atrofia Muscular Espinhal; AVC e aquelas com interface com doenças psiquiátricas.

Com relação aos medicamentos a partir de R$ 300,00, será delivery. Abaixo deste valor será realizado reembolso previsto na cobertura do Benefício e serão processados pelo Botão Compartilhado.

Ainda segundo o RH, a Petrobrás está começando negociações com farmácias para que os petroleiros tenham descontos em medicamentos de 30% nos medicamentos genéricos e 20% nos medicamentos de marca, em todo território nacional.

A Subcomissão foi encerrada nesta reunião de hoje. Entretanto, o RH continuará realizando reuniões com a Federação Nacional, com objetivo de dar acompanhamento durante todo o ano.

Agora, a FNP espera que, com essa reunião, tenha um Benefício Farmácia que garanta medicamento sem transtorno para os participantes. No entanto, ainda há muito a ser feito.

Fonte: FNP