BF: medicamentos até R$150 ficam de fora

Já está em vigor desde o dia 1º de junho o novo modelo do Benefício Farmácia, que seráde coparticipação, seguindo o ACT 2017/2019. O Sindipetro-RJ continua cobrando que a Petrobrás resolva o problema dos medicamentos abaixo de R$ 150,00, não incluídos na listagem de benefícios. Ao longo das negociações do ACT 2017/19 também cobramos alterações, durante as reuniões de Comissões, para reduzir o impacto da mudança na força de trabalho, tendo conseguido, por exemplo, a inclusão das seguintes doenças neurológicas crônicas: Alzheimer; Parkinson; Epilepsia; Esclerose Múltipla; Síndrome dos Corpúsculos de Levy; Doenças de Neurônio Motor (Ela); Atrofia Muscular Espinhal; AVC e aquelas com interface com doenças psiquiátricas.

Com a adoção do novo modelo, não haverá mais cobrança de contribuições mensais fixas no contracheque. Na modalidade de coparticipação, ocorrerá desconto somente quando o benefício for utilizado. Além disso, os beneficiários poderão obter descontos em farmácias que estão sendo conveniadas pela Petrobrás. Segundo a empresa já foram firmados convênios com a rede Pague Menos e a Drogaria Venâncio (veja no site de ambas para verificar os locais das farmácias). No último dia 29 de maio foi realizada mais uma reunião da Comissão que trata de ajuste ao novo modelo. “Agora vamos verificar como esse novo serviço irá funcionar nestes primeiros dias, caso ocorram problemas o sindicato se fará presente como representante da categoria para defender os beneficiários do sistema” – disse Celso Kafu, diretor do Sindipetro-RJ.

Prazos de reembolso

Em relação aos reembolsos de medicamentos, os adquiridos até 31/05/2018 com pedidos de reembolso entregues até 31/07/2018 serão pagos pela companhia ainda com base no modelo anterior. Os medicamentos adquiridos a partir de junho terão seus pedidos de reembolso tratados a partir de julho, de acordo com as novas regras e tabelas de coparticipação divulgadas no Anexo X do ACT 2017-2019.

Sobre a modalidade de delivery de medicamentos,nada muda. Os beneficiários que já são atendidos por essa modalidade ou que necessitem de medicamentos de alto custo (valor unitário a partir de R$ 300,00) e oncológicos poderão utilizar o delivery, de acordo com os atuais procedimentos. Em caso de qualquer dificuldade com o novo modelo, pedimos aos beneficiários que entrem em contato imediato com o sindicato.

Versão do impresso Boletim LXXIV