Cessão Onerosa: Paulo Guedes pressiona para aprovar acordo no TCU

Feroz pitbull econômico de Bolsonaro não quer esperar votação no legislativo

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe foram nesta terça (27) ao Tribunal de Contas da União (TCU) discutir a possibilidade de assinar o acordo de revisão da Cessão Onerosa do Pré-Sal entre União e Petrobrás sem precisar da aprovação do projeto de lei que tramita no Senado. Se o TCU der aval ao acordo, mesmo sem o projeto de lei aprovado pelo Senado, o problema estará resolvido.

Para a equipe de Guedes, a assinatura do acordo é fundamental para viabilizar o leilão de óleo excedente das áreas da Cessão Onerosa, que pode render R$ 100 bilhões. Cabe lembrar que a Cessão Onerosa foi um acordo fechado em 2010 entre a União e a Petrobrás, que permitiu à empresa explorar, sem licitação, 5 bilhões de barris de petróleo em campos do Pré-Sal na Bacia de Santos.

No Senado Já o projeto original que tramita no Congresso Nacional, sofre idas e vindas à mesa do Senado, podendo ser votado a qualquer momento. Pelo texto, não há repartição desses recursos com Estados e municípios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Destaques