Começa a eleição para a diretoria 2020-2023

Eleição da Comissão Eleitoral

Em assembleia geral na terça (10) na sede do Sindicato, foi eleita a Comissão Eleitoral dando início ao processo para a escolha da próxima diretoria do Sindipetro-RJ para o mandato de 2020-2023.

Todos os presentes foram identificados, receberam fita laranja no pulso e crachá de associado que foi confeccionado especificamente para esta assembleia. Só puderam participar da Comissão Eleitoral e votar, os sindicalizados da categoria petroleira. Vale ressaltar que dois advogados do setor Jurídico do Sindicato compuseram a mesa diretora da Assembleia.

Três chapas concorreram

Depois de conversarem entre si, os participantes da Assembleia apresentaram as chapas:

1. Democracia e Luta; 2. Surgente; e 3. Emancipação. Por proposta do plenário, cada chapa teve duas defesas, cada uma de três minutos. A ordem das falas aconteceu após sorteio e logo depois houve a votação. Cada associado dirigiu- se à mesa e depositou o crachá na caixa referente à chapa escolhida.

Resultado:

Chapa 1 = 80 votos = 73,39% = 5,138 = 5 representantes

Chapa 2 = 16 votos = 14,68% = 1,028 = 1 representante

Chapa 3 = 13 votos = 11,93% = 0,835 = 1 representante

Comissão Eleitoral mandato 2020-2023:
Chapa 1 – Lourival Júnior (PA)
Eduardo Amaro (SE/AL)
Thalles Leopoldo (Duque de Caxias-RJ)
Elcides Ribeiro (Angra dos Reis-RJ)
Genobre Lima (Duque de Caxias-RJ);

Chapa 2 – Paulo César Martins (BA);

Chapa 3 – Paulo Kerber (Litoral Paulista).

Campanha caluniosa não manchou andamento da assembleia

Com o objetivo de não abrir brecha ao oportunismo com o ônus de colocar em risco a estabilidade das eleições, rechaçando veementemente uma campanha de distribuição de panfleto apócrifo nas unidades na segunda (09), a direção do Sindipetro-RJ informou, logo no início da Assembleia, que estava retirando a proposta de ampliação do período de votação por causa das fake news e da chantagem de judicialização do processo eleitoral.
É importante registrar que a assembleia transcorreu de forma tranquila com o espírito de reconhecimento da democracia, contrariando assim a expectativa gerada por alguns que semearam o caos com desinformação e mentiras.
Os que propagaram as fake news devem arcar com a responsabilidade de ter causado prejuízo aos petroleiros embarcados que terão sua participação limitada, pois é uma parcela da categoria que tem escala de trabalho em contraposição aos prazos estatutários.

Na Assembleia, a direção do Sindicato disse ainda que a intenção nunca foi a de adiar o processo, sempre obedecendo aos prazos previstos no estatuto da Comissão Eleitoral. Conforme publicado no Edital, está garantido o número de dias necessários para a votação do 1º turno e o número máximo de dias em caso de 2º turno, caso nenhuma das três chapas obtenha mais de 50% dos votos válidos, como previsto no próprio estatuto.
A alteração estatutária ocorrida em assembleia realizada no dia 18 de fevereiro passado, possibilitou uma composição de até 48 nomes por chapa, para fortalecer a atuação do Sindicato em suas bases e também garantir plenas condições para participação da oposição ou de outros grupos menos estruturados no processo, já que permaneceu inalterado o número mínimo de 27 integrantes para inscrição de chapa.

Primeira reunião

Ao final da Assembleia, o Sindipetro-RJ convocou a primeira reunião da Comissão Eleitoral, que foi realizada na quarta (11), às 13h, na sede do Sindicato.

Acompanhe o passo a passo do processo eleitoral!

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »