Congresso recebe primeiro pedido coletivo de impeachment de Jair Bolsonaro

Presidente terá que responder pela grave crise sanitária, econômica e política no Brasil

O documento é assinado por cerca de 400 entidades da sociedade civil, sete partidos políticos e personalidades públicas e foi protocolado na quinta (21) na Câmara dos Deputados. Bolsonaro é acusado de cometer vários crimes de responsabilidade, atentar contra a saúde pública e arriscar a vida da população.

O documento faz argumentação baseada em inúmeros atos e discursos do presidente, como por exemplo contra o STF, na convocação de empresários para uma “guerra contra os governadores”, no bloqueio da compra de respiradores, no apoio à milícia paramilitar “Acampamento dos 300”, na sublevação das Forças Armadas contra a democracia, na intervenção na Polícia Federal.

Bolsonaro jamais poderia também estar desrespeitando diretrizes de segurança sanitária relacionadas à COVID-19. A entrega do documento foi marcada por ato simbólico no Salão Negro do Congresso, pedindo organização da sociedade para o “Fora, Bolsonaro!”.

Além das lideranças dos partidos da oposição – PCB,PCdoB, PCO, PSOL, PSTU, PT e UP, também participaram do ato representantes de centrais sindicais, de inúmeros sindicatos e de diversas entidades como as que defendem os direitos dos sem teto, sem terra, povos indígenas, movimento negro, mulheres, travestis e transexuais. Nos discursos, pedidos para que outros partidos políticos e entidades juntem-se já pelo impeachment.

Agora, é mais do que nunca organizar a luta, porque o processo depende de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Certo é que não é mais possível aguentarmos um presidente sem credibilidade e sem condições de governar, que está destruindo o Brasil.