COVID-19: Castello Branco também aguarda dia D e hora H

Doença já atingiu 4.179 empregados efetivos na Petrobrás

Fazendo coro com o general-ministro da saúde do desgoverno Bolsonaro, Pazuello, que disse aos brasileiros que teremos a vacina no dia D na hora H, o presidente da Petrobrás assiste passivamente ao aumento de casos da doença na empresa.

No Boletim de Monitoramento da COVID-19 do Ministério das Minas e Energia divulgado na segunda (11), mais um petroleiro morreu vítima de COVID-19, subindo para quatro o número de óbitos divulgados entre os trabalhadores contratados. Com mais de 100 novos casos por semana, dos 46.416 empregados efetivos, quase 10% já tiveram a doença. Confira o último boletim:39-BoletimMonitoramentoCOVID-11012021.

Os petroleiros mais vulneráveis ao coronavírus são os que estão em trabalho considerado essencial nas plataformas, refinarias, nos terminais e no Centro de Pesquisa. Na sexta (11), por exemplo, dos 16 desembarcados da plataforma P-35, na bacia de Campos, 2 testaram positivo.

Sindicato insiste em medidas eficazes

Desde o início da pandemia, o Sindipetro-RJ tem enviado ofícios à Petrobrás e solicitado em reuniões que a empresa adote todas as medidas protocolares, assim como sugeriu por diversas vezes o contingenciamento, mas a hierarquia bolsonarista prefere práticas ineficazes, incompletas e erradas como manter testados positivos no ambiente de trabalho, como aconteceu em 2020 no CENPES. Saiba mais: http://sindipetro.org.br/direcao-da-petrobras-volta-fazer-testagem-para-covid-19-em-horario-de-expediente-no-cenpes/.

Terceirizados não entram na estatística oficial

Ao ser questionada sobre os dados referentes aos terceirizados, a Petrobrás mantém a postura de ignorar essa expressiva parcela de trabalhadores.

Ao produzir um boletim de monitoramento com dados das estatais que consideram apenas o pessoal efetivo, o Ministério de Minas e Energia omite a realidade da COVID-19 nas empresas, pois os terceirizados convivem no mesmo ambiente de trabalho com os trabalhadores efetivos.

Campanha e live

No dia 05 deste janeiro, o Sindipetro-RJ lançou a “Campanha em defesa do SUS e pela vacina contra o coronavírus, já!” para lutar também contra as propagandas falsas sobre a vacinação que estão contaminando a internet. Para debater o assunto, promove na quinta (14), às 12h, uma live sobre o assunto com transmissão simultânea nos canais do Facebook e YouTube do Sindicato. Participe e compartilhe!

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »