COVID-19: vacina para todos, pública e gratuita e combate à infodemia

Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o Sindipetro-RJ lança campanha pela vacinação contra a COVID-19 para todos, pública e gratuita. E essa luta precisa estar aliada ao combate às notícias falsas que geram uma escala de desinformação perigosa para a saúde no planeta, a qual foi batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de infodemia com o objetivo de alertar sobre os graves males que essas ações podem causar.

O SUS está preparado para vacinar toda a população

Você sabia que o Plano Nacional de Imunizações (PNI) é o maior do mundo e que ele é do SUS? A primeira vacinação no Brasil data de 1804 quando a varíola se espalhou por todas as regiões. O Brasil foi obrigado a criar e desenvolver métodos para atender a toda a população.

Hoje, o PNI está disponível em todos os postos de saúde gratuitamente englobando 18 vacinas para crianças e adolescentes. A imunização chega aos lugares de mais difícil acesso do país e são distribuídas pelo menos 300 milhões de doses de vacinas, soros e imunoglobulinas por ano.

“O SUS tem condições plenas de vacinar todos os brasileiros contra a COVID-19”, confirma o médico, doutor em Patologia, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Arnaldo Lichtenstein.

“O que está faltando é política por parte dos governantes, principalmente do governo federal, que desde o início da pandemia menospreza a necessidade de combatermos o coronavírus”, critica Lichtenstein. Na onda bolsonarista, as fake news surfam com mensagens nas redes sociais que levam cada vez mais brasileiros ao óbito.

Não creia em mensagens falsas

Além de confundirem as pessoas, as informações erradas são perigosas. A OMS criou e mantém um grupo de trabalho destinado a frear essa engrenagem e o chefe dos serviços de emergência, Mike Ryan, já chegou a afirmar que “precisamos de uma vacina contra a desinformação”. Compartilhar que a imunidade das vacinas dura por pouco tempo, que elas podem provocar outras doenças, que quem se vacinar vai ficar obeso, por exemplo, significa colaborar para desestabilizar e ameaçar a confiança no progresso inédito conquistado pelos trabalhadores do setor de imunologia e outros em todo o mundo.

Diga não às notícias falsas! Apoie a vacinação contra a COVID-19 na rede SUS, já!

Destaques