CPI do desmonte da Petrobrás constata o abandono da REDUC em visita

Nesta terça-feira (17)  uma comissão de parlamentares da Alerj  visitou a REDUC para  inspecionar as condições de trabalho e o estado de conservação da refinaria. Os deputados da CPI do desmonte da Petrobrás foram conferir de perto as denúncias de redução do efetivo, vazamentos, estruturas civis danificadas, equipamentos fora de operação e condições de trabalho precárias.

Os deputados chegaram por volta das 10h na REDUC e foram recebidos por todos os gerentes “G1” e pela Gerente Geral, em um auditório na entrada da unidade. A Gerência fez uma apresentação sobre a refinaria e os deputados fizeram alguns questionamentos com base na denúncia relatada  em carta  enviada à Comissão Parlamentar que investiga o desmonte da Petrobrás e os impactos da privatização no Estado do Rio de Janeiro pelo Vice-Presidente da CIPA local, Thalles Leopoldo, único petroleiro presente na inspeção, pois o sindicato e os diretores liberados não foram autorizados pela Petrobrás para a acompanhar a visita.

https://www.facebook.com/sindipetrorj/videos/1850390298336406/

A comissão parlamentar é presidida pelo deputado Paulo Ramos (PSOL)  que também faz parte da comissão de trabalho da Alerj.

Depois da apresentação dos gerentes,  os deputados seguiram em comitiva e dentro dos carros fizeram a inspeção das áreas. Basicamente a inspeção foi feita nas principais avenidas da refinaria, avenidas F, E e B. O que foi visto pelos deputados: tubulações com vazamento, tanques abandonados, mato alto, e ao avistarem o prédio do Reator do Coque relataram: “Aquilo é um horror, parece uma cidade abandonada”.

Por fim, o Deputado Paulo Ramos disse o que pretende juntar  as denúncias e as informações da gerência da refinaria para traçar medidas com o objetivo de reverter o atual estado de abandono da REDUC . Na comitiva, além de Paulo Ramos, estiveram presentes os deputados Gilberto Palmares (PT) e Geraldo Moreira (PTN).

Os petroleiros da REDUC exigem quatro pontos fundamentais:

1 – Segurança e Saúde dos trabalhadores

2 – Investimentos para manter com segurança a refinaria

3 – Reposição do efetivo para garantir uma manutenção e operação seguras

4 – O cancelamento do estudo de O&M que reduziu os postos de trabalho da operação

Destaques