Eduardo Paes ignora caos que estamos vivendo

Por Rosa Maria Corrêa

Prefeito despreza importância da Petrobrás e critica teletrabalho

Diante do agravamento da contaminação pelo coronavírus em todo o país e com a taxa de ocupação de leitos de UTI para COVID-19 em 76% nos hospitais da cidade do Rio de Janeiro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda (01), o prefeito Eduardo Paes volta a criticar a permanência dos cariocas no teletrabalho.

Tudo começa com a defasagem do Plano Diretor

Em meados do ano passado, em campanha eleitoral, Eduardo Paes desafiou Crivella sobre decreto do então prefeito para liberar a construção de condomínios em toda a região da Barra da Tijuca. Crivella alegava que o teletrabalho permanente iria manter mais cidadãos em residências, mas a motivação era na verdade a pressão imobiliária. Na época, Paes foi contra o decreto e acusou grandes empresas como a Petrobrás do esvaziamento do Centro, porque estavam mantendo os trabalhadores em casa. No debate entre os dois candidatos, colocou-se em pauta a revisão do Plano Diretor em 2021 sob pena de uma decadência sem precedentes no Centro e um inchaço desproporcional na Barra.

Declarações que omitem verdades

Mas, enquanto uma comissão de 15 vereadores começou a se organizar há um mês para debater o Plano Diretor da cidade, o prefeito dispara opiniões equivocadas no Twitter referindo-se à Petrobrás: “As decisões tomadas em caráter permanente quanto ao teletrabalho me parecem exageradas e provocam imenso impacto negativo no Centro do Rio”. Ora, todos sabemos que Paes errou já no seu mandato anterior quando nada fez para incentivar a ocupação da classe média/baixa no Centro da cidade. E depois chegou a reconhecer na última campanha eleitoral que errou ao imaginar que o entorno do Porto poderia virar um Leblon… Não à toa o Centro do Rio de Janeiro tornou-se alvo das ocupações dos sem-teto. Existem irregularidades e equívocos que precisam ser ajustados com uma revisão do Plano Diretor, estimulando a ocupação da região com construções e reformas.

O prefeito falha ainda ao complementar o comentário na internet: “não sei avaliar a gestão do presidente que está saindo da Petrobrás”, demonstrando total falta de postura política condizente com o cargo que ocupa. A Petrobrás está sendo destruída pela política privatista e ele não sabe opinar? Como pode ser bom para o Rio de Janeiro a demissão de milhares de empregados próprios e terceirizados?

Desvios dos fundos de pensão atingem cofres municipais

Cadê o prefeito para atuar firmemente no combate às fraudes? Vale lembrarmos de operações como a Greenfield, deflagrada pela Polícia Federal e MP em 2016 para investigar desvio dos fundos de pensão em um rombo estimado em R$ 8 bi, que no mês passado teve o procurador afastado devido à irregularidades e foi encerrada com 55% das metas pendentes.

Teletrabalho é produtivo e deve ser mantido na pandemia

Eduardo Paes ignora as orientações dos cientistas e tem governado copiando Crivella na omissão ao combate ao coronavírus. Quando todos os especialistas indicam medidas restritivas, o Prefeito quer que os trabalhadores que estão protegidos em casa retornem ao trabalho presencial para dar lucro aos comerciantes do Centro? No Rio, nada está sendo efetivamente feito contra as aglomerações nas praias, nos transportes públicos, nos bares noturnos. Muitas pessoas circulam sem máscaras!

Por culpa de governantes como Eduardo Paes, o Brasil é o país mais atrasado em medidas para superar a COVID-19 e vai deixar um rastro de óbitos impressionantes na história.

Destaques