Em defesa do Museu Nacional e contra a destruição da Memória

Na manhã do feriado de 7 de setembro foi realizado um ato em solidariedade ao  Museu Nacional (MN) e contra a destruição da Memória, Educação, Ciência e Tecnologia. A concentração foi iniciada na Aldeia Maracanã e depois mais de 500 pessoas marcharam para o parque da Quinta da Boa Vista onde fica localizado o prédio do MN que sofreu um incêndio no último dia 3 de setembro.

“A sociedade ficou órfã não apenas de um lugar de lazer, mas de um instrumento de formação cultural. O museu é uma forma de sedimentar o nosso sentimento de nação. Precisamos lutar pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela os investimentos sociais nas áreas de Saúde, Cultura e Educação. É necessário a criação de uma política de investimentos que possa dar perspectivas ao Museu Nacional e aos demais museus no Brasil” – disse Flávia Calé, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em fala no ato.

O Sindipetro-RJ se fez presente ato com a presença de sua diretora Natália Russo.

O ato foi organizado pelas seguintes entidades:

ASCON-Rio,ASFOC-SN,AFINCA,ASSAN,ASBN, ANPG, Coletivo MAST Resiste, SEPE,SindCECIERJ,SINTUFRJ,SINDSEP,Ocupa Baixada,ANDES-SN