FNP em Brasília em defesa do pré-sal e dos direitos dos trabalhadores

Dirigentes da Federação Nacional fizeram incursões no Senado Federal e na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20). A Federação também acompanhou a votação do Projeto de Lei 8939/17, vilmente aprovado pela Câmara dos Deputados

Na manhã desta quarta-feira (20), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) foi convidada para falar sobre a situação real do pré-sal no Norte e Nordeste do país, durante a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), no Senado Federal.

No entanto, teve dificuldade para entrar no Senado. Depois de muita truculência por parte dos seguranças, todos os dirigentes da Federação Nacional e advogados de seus sindicatos conseguiram entrar.

Em seguida, representantes da FNP foram para a Comissão de Direitos Humanos (CDH), que debatia Serviço Público e Estatais de Qualidade.

Na parte da tarde, a FNP e advogados participaram do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Refinarias da Petrobrás”. Cerca de 25 partidos da Oposição compõem a frente mista com pelo menos 201 deputados e senadores. Representantes do PCdoB, PT, PDT, PSB, PSol, Avante, PHS, PP, PR, PSDB e até do MDB de Temer apoiaram o lançamento. O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O objetivo central foi promover o debate sobre desnacionalização do petróleo no Brasil, além de defender o patrimônio e a soberania nacional. O grupo pretende ainda proteger os interesses dos trabalhadores, que podem ser prejudicados com a venda das refinarias Alberto Pasqualini (RS), Presidente Getúlio Vargas (PR), Landulpho Alves Mataribe (BA) e Abreu e Lima (PE). Medidas jurídicas podem ser tomadas para impedir o desmonte dessa área estratégica no Brasil.

Câmara aprova entrega de produção excedente do Pré-sal

Mas, a FNP não parou por aí. Logo depois do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Refinarias, a FNP e advogados foram acompanhar a votação do Projeto de Lei 8939/17, de autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), Plenário da Câmara.

Infelizmente, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta, o projeto que vai permitir que a direção entreguista da Petrobrás repasse à iniciativa privada até 70% da exploração de 5 bilhões de barris de petróleo na Bacia de Santos.

O Plenário aprovou o projeto por 217 votos a 57, com 4 abstenções.

O entreguista Beto Mansur, Deputado Federal (ADM), ainda teve a cara de pau de ficar zanzando próximo aos petroleiros e se irritou quando um deles gritou: “entreguista!”. Os ânimos acirraram e o deputado partiu para cima dos petroleiros. Veja o vídeo: