FNP organiza as lutas petroleiras de 2018

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) continua, nesta quinta-feira (18), na sede do Sindipetro-RJ, sua reunião para debater os próximos passos da mobilização petroleira. As assembleias da categoria, que terminaram nesta quarta (17), na maior parte das bases do país, estão autorizando a assinatura do acordo coletivo apresentado pela Petrobrás. Um documento de ressalvas ao ACT será apresentado para pela FNP demarcar nosso protesto. A assinatura será efetuada no dia 19/1.

Iniciadas nesta quarta (17), as reuniões debaterão, entre outros pontos, o fortalecimento das oposições aos sindicatos hoje liderados pela FUP, o que pesou muito no desfecho desta campanha salarial.  Outro tema relevante será a eleição do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração (C.A.) da Petrobrás. Mais do que nunca, há a necessidade de alavancar um candidato representativo, independente tanto do governo quanto da direção da empresa. Nessa perspectiva, o objetivo é ter um porta-voz como ponto de apoio na defesa da Petrobrás integrada e forte. A FNP também discutirá os impactos das recentes restrições às candidaturas na lei das Estatais, o que levou a um número menor de trabalhadores inscritos, provocando retrocessos num processo que já não era nada democrático.

Em relação à Transpetro, a FNP recebeu a atual conselheira eleita, Fabiana dos Anjos, para debater seus planos de gestão, a luta contra o PL 12.601 e a privatização da TAG. Outro ponto discutido com a conselheira foi o impedimento de sua posse por 4 meses, desde sua vitória na eleição ao C.A. Para a FNP, é fundamental lutar pelo mandato de 1 ano que a categoria deu a Fabiana.