Greve Nacional Petroleira já é uma realidade

Desde a semana passada, várias refinarias, terminais, unidades operacionais cortaram rendição, realizaram atrasos e paralisaram suas atividades inclusive no final de semana. No Rio de Janeiro, nessa segunda, houve atraso no Terminal Aquaviário da Baía de Gua­nabara (TABG). Também nesta manhã de segunda, em Angra dos Reis, a concentração no TEBIG (fotos abaixo) reafirmou a disposição para a greve. Hoje, a partir das 7h, os trabalhadores e trabalhadoras do CENPES realizarão um protesto na Praça das Bandeiras.

No sábado (26), na base do Sindipetro-LP, filiado à FNP, os petroleiros da Refinaria de Cubatão e UTE Euzébio Rocha (foto ao lado) cortaram a rendição do turno das 15h. No domingo logo pela manhã, houve novo corte na rendição do turno nas duas unidades. No período da tarde, às 16h, os pe­troleiros do Terminal Alemoa cortaram a rendição do turno da unidade, localizada na área portuária de Santos. Também, no domingo, os petroleiros da REVAP do Grupo 2 cortaram a rendição na parte da tarde (foto acima). No Grupo 3 já haviam cortado a rendição.

Na base do Sindipetro-AL/SE as paralisações ocorrem no campo terrestre de Carmópolis e FAFEN Sergipe.

As bases do PA/AM/MA/AP(foto ao lado) estão construindo a greve nacional. Nesta segunda, houve mobilização em Be­lém. A direção do Sindipetro PA/AM/MA/ AP também participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Clube do Pará, falando sobre a greve Nacional dos Petroleiros.

Nas base da FUP

Em Duque de Caxias os petroleiros da REDUC realizaram setoriais e corte de rendição assim como as refinarias do Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Bahia, todas bases da FUP. Na manhã de segunda, trabalhadores da REDUC, TECAM e UTE-GLB realizaram ato contra a política de reajuste de combustíveis e GLP. No Espírito Santo foi realizada reunião Setorial no EDIVIT, para lançar a campanha contra a política de preços dos combustíveis e debater a greve, que no caso dos sindicatos filiados a FUP será de 72 horas, a partir de quarta-feira (30).

Também, durante esta segunda-feira, ocorreram atos na REGAP e Termelétrica Aureliano Chaves em Minas Gerais. Os trabalhadores da REPLAN, em Paulínia, e da RECAP, em Mauá, bases do Sindipetro Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo, cruzaram os braços nesta segunda-feira. A paralisação foi no início dos turnos da manhã, com o corte de rendição. Na REPLAN houve atraso de 2 horas no HA e corte de rendição no turno da 7h30. Nos estados do Paraná e Santa Catarina, os trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), localizada em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, protestaram e iniciaram o movimento de greve da categoria na tarde de sábado (26). No Rio Grande do Norte, os petroleiros e petroleiras lotados nas unidades do Ativo Industrial de Guamaré realizaram um ato público, também na manhã desta segunda-feira.