Atualizada em 19/09 às 13:25

Terceirizados das empresas Aut vale e Nova Rio lotados no Centro de Pesquisa da Petrobrás (CENPES), Ilha do Fundão, realizam nesta terça (19) uma greve inciada a partir das 6h30. Os funcionários da Autvale reivindicam o cancelamento da demissão de um colega de trabalho dispensado por possível perseguição. Os trabalhadores denunciam a rotina de demissões sumárias e sem justificativa, o que cria um clima de terror imposto pela empresa, entre outras questões.

Já os trabalhadores da empresa Nova Rio reclamam de sobrecarga de trabalho, e que, por conta disso, oito trabalhadores passaram mal durante o expediente. Além disso, reclamam do tratamento truculento do responsável da Nova Rio; e de situações de perseguições como o uso de uma touca imposta só às mulheres, que causa incômodo e constrangimento. Nesta segunda (18), os trabalhadores da Aut Vale realizaram um atraso pela manhã e paralisaram na parte da tarde.

“O Sindipetro-RJ tentou fazer uma mediação para abrir um canal de diálogo com as empresas e os respectivos sindicatos que representam os trabalhadores, Asseio e Construção Civil, mas não obteve retorno do segundo, o pessoal do Asseio ficou que comparecer amanhã (20) para uma conversa. Falamos com os representantes da Petrobrás e expusemos a situação, explicando o que de fato está acontecendo sobre a questão da sobrecarga de trabalho que ocasionam desmaios, as possíveis demissões por perseguições, o assédio moral e a suspensão do pagamento dos 30% de adicional de insalubridade e periculosidade feita pela Nova Rio. Enfim, estamos aqui para de alguma forma dar um suporte e apoio a esses trabalhadores” – informou Igor Krettli, diretor do Sindipetro-RJ.

Nesta quarta-feira (20) será feita uma assembleia para avaliar os rumos do movimento a partir das 6h30.

O Sindicato dos Petroleiros do Rio  disponibilizou nesta terça ,em apoio e solidariedade ao movimento,café da manhã e almoço aos trabalhadores e trabalhadoras.