HIERARQUIA DO COMPLEXO CENPES/CIPD: Compromisso com SMS ou jogo de cena?

Em adição a todo descaso que vem praticando em relação às medidas de proteção contra a COVID-19 (confira links no final da matéria – parte 1), além da omissão e descaso em relação ao atendimento dos requisitos da NR-13(confira links – parte 2) e a negativa em querer apurar as causas de incidentes de elevado potencial de risco, a exemplo da inundação da Cisterna 2 (confira links – parte 3) , a hierarquia do Complexo CENPES/CIPD mostra mais uma vez que seu compromisso com SMS é apenas retórica.

Na esteira do primeiro Grupo de Trabalho que resgatou o tema de adequação do Complexo CENPES/CIPD à NR-13, com ativa participação do Sindipetro-RJ, foi concebido um EAD sobre a referida Norma Regulamentadora totalmente focado à realidade do Complexo. Nas negociações anteriores do Sindicato com a hierarquia da Unidade durante as extintas reuniões de Comissão Local de SMS, foi estabelecido que o EAD seria de realização obrigatória para toda força de trabalho do Complexo, exatamente como é o caso de vários outros treinamentos. Inexplicavelmente a atual gestão voltou atrás e decidiu que o curso seria obrigatório somente para aqueles mapeados por ela como profissionais diretamente ligados à equipamentos pressurizados.

Como confiar neste mapeamento se até mesmo o inventário de equipamentos sujeitos à NR-13 (categorizados ou não) é falho, incompleto e peca em rastreabilidade? Além disso, conscientizar nunca é demais. Não foi feito assim no caso das Regras de Ouro? Um treinamento obrigatório para todos?

A alegação seria a de que o EAD, estimado conservadoramente como de 2h30 de duração, oneraria o tempo d@s trabalhador@s da Unidade.

Ora, somos bombardeados por uma série de EADs de mesma duração ou superior, trâmites burocráticos e demandas que não apresentam utilidade, mas só um EAD para conscientizar a todos sobre a importância da NR-13 é que onera @s petroleir@s? A hierarquia poderia inventar uma desculpa melhor para mascarar o seu descaso.

Entenda a questão

A NR-13 é uma Norma Regulamentadora de segurança, com força de lei, focada em equipamentos pressurizados como caldeiras, vasos de pressão, determinadas tubulações e tanques de armazenamento. Até mesmo extintores de incêndio e cilindros de gás, por exemplo, são abrangidos por ela, porém de forma diferenciada dos equipamentos anteriores.

No início da gestão da atual direção do Sindipetro-RJ, o SMS do CENPES afirmava reiteradamente que a Unidade atendia os requisitos de NR-13. Ciente de que isso não representava a realidade, em 2017 o Sindicato demandou em reunião de Comissão Local de SMS a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar o tema, tendo participado ativamente deste trabalho. O grupo, de formação multidisciplinar, mapeou os inúmeros problemas do Complexo CENPES/CIPD e recomendou propostas concretas de solução, dentre elas o EAD obrigatório sobre NR-13.

Outros GTs sucederam este primeiro, sempre corroborando seus resultados, ao passo que a gestão do Complexo afirmava que tomaria providências, as quais se mostraram insuficientes ou não foram sequer implementadas. Mudanças na hierarquia também contribuíram para a perda do histórico e mudanças no entendimento, como foi o caso da abrangência do EAD citado. Adicionalmente, as reuniões de Comissão Local foram interrompidas sem previsão de retorno, apesar das solicitações do Sindipetro-RJ neste sentido.

É importante compreender que o Complexo CENPES/CIPD se equipara a uma refinaria em termos de complexidade de manutenção, não podendo ser encarado como uma Unidade meramente administrativa.

Infelizmente, porém, tudo leva a crer que somente uma fatalidade com morte poderá fazer com que a hierarquia dê real prioridade no tratamento das questões de NR-13 no Complexo.

Links para consulta

Parte 1

Gerentecos do CENPES voltam a constranger petroleiros a tirarem folgas durante a pandemia de COVID-19

Avaliação de Petróleos: reestruturação no CENPES ameaça a segurança dos técnicos e uma importante atividade para a soberania nacional