O candidato apoiado pelo Sindipetro-RJ na eleição para o C.A. da Petrobrás, Christian Queipo, esteve na quarta-feira (24), no auditório do sindicato, onde debateu com os petroleiros as linhas gerais do programa que defenderá no Conselho de Administração (C.A.) da empresa, caso seja eleito pela categoria.

Em sua apresentação, Christian fez um histórico das políticas de gestão na Petrobrás, com críticas ao desmonte e à privatização da companhia, à prioridade dada aos investidores privados, à venda de ativos e à política de RH que tenta cortar direitos dos petroleiros e restringir as manifestações de opinião da categoria.

Contratos de amplo escopo – O candidato também criticou, em relação à gestão de empreendimentos, a prioridade dada pelas direções da Petrobrás aos contratos de amplo escopo com grandes empresas como Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e UTC, entre outras, o que teria gerado ágio na compra de equipamentos e uma terceirização de risco, onerando sobremaneira os empreendimentos da empresa. Como solução, Christian sugere mudanças na gestão de empreendimentos, “por meio da internalização das funções de gerenciamento, compra de materiais e fiscalização de obras, reduzindo ao mínimo os contratos de amplo escopo”.

Ainda na sua exposição, Christian criticou a política de preços de derivados de petróleo praticada pela Petrobrás, que não leva em conta os impactos no caixa da empresa e a projeção de participação no mercado. Duas consequências negativas da atual política de preços, apontadas pelo candidato, são a ociosidade no parque de refino do país e a entrada do diesel importado (basicamente norte-americano) no mercado brasileiro.

Por que apoiamos Christian? – Christian Queipo é engenheiro químico, trabalha na Petrobrás desde 2007 e é diretor da Aepet. Sua candidatura também é apoiada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Inúmeras são as razões para o apoio do Sindipetro-RJ à candidatura de Christian. Além de efetivo compromisso com a luta por uma Petrobrás forte, contra a privatização e a venda de ativos, Christian tem suficiente afinidade para, com o sindicato, estabelecer uma parceria de longo alcance, proporcionando a necessária sustentação a seu mandato no interior do C.A. e também aumentando a visibilidade das propostas e questionamentos dos petroleiros sobre a gestão da empresa. O trabalho de um representante dos petroleiros no C.A. enfrenta inúmeras dificuldades, começando pelos próprios limites do Conselho de Administração. Por isso exige um verdadeiro compromisso com as causas dos petroleiros.

Participe da Campanha para o C.A. – A eleição para o C.A. da Petrobrás começou no último sábado (27/1). Serão dois turnos de votação, de 27/1 a 4/2 e de 3 a 11 de março. É importante que o maior número possível de petroleiros da base do Sindipetro-RJ participe da campanha e garanta a presença de Christian no segundo turno. Na última segunda (29/1), houve panfletagens no Cenpes e Edise. Veja a seguir o calendário de atividades (panfletagens) de divulgação da campanha.

Terça-feira (30/1)
EDIVEN – até 12h20