Petros reconhece erro que levou associados a caírem na malha fina do IRPF

Os prejudicados não devem retificar, mas justificar através do DDA da Receita Federal

Vinte dias depois do Sindipetro-RJ publicar que os erros da Petros e Petrobrás fizeram com que associados caíssem na malha fina do Imposto de Renda (https://sindipetro.org.br/erro-malha-fina/), a Petros divulgou um comunicado na segunda (27): Comunicado sobre Imposto de Renda

O erro grosseiro cometido pela Petros ao enviar diferentes valores à Receita Federal pode ocasionar uma série de prejuízos ao contribuinte como acréscimos no Imposto, juros e multa.

Atenção: associados precisam fazer justificativa

O principal alerta é que NÃO é para este associado que caiu na malha fina fazer uma retificação na declaração.
Como o erro foi da Petros, as declarações dos associados estão corretas e é preciso fazer somente uma justificativa via Dossiê Digital de Atendimento (DDA) que é um procedimento administrativo com finalidade de acolher um requerimento e sua documentação para que sejam analisados pela Receita Federal.

Como fazer a justificativa

Como regra, a Receita Federal só abre a justificativa para os contribuintes um ano depois do envio das declarações. Mas, devido à pandemia, este ano a Receita antecipou esse prazo para o próximo dia 05 de agosto.

Para fazer o DDA

1. Reunir todos os documentos

Quem está com pendência no Imposto de Renda 2020 (relativo ao ano calendário 2019) e que naquele ano era ativo na Petrobrás e quem esteve ativo na Petrobrás no ano de 2020 deve fazer contato com a Petrobrás pelo número 0800-287-2267 e solicitar uma Declaração de Retenção e Repasse de Contribuições para a Previdência Complementar. Também é necessário acessar o site da Petros (www.petros.com.br), acessar a área do participante com a matrícula e a senha cadastrada e fazer o download do extrato de contribuições do período.

2. Gerar o DDA. Veja o passo-a-passo: Passo-a-Passo DDA

É importante lembrar que senhas e informações para acesso ao site da Petros, da Receita e do governo são informações pessoais e não devem ser repassadas a terceiros e que o Sindicato desautoriza expressamente qualquer trabalhador empregado a solicitar esses tipos de dados.

O Sindipetro-RJ não solicita senhas e logins, CUIDADO com suas informações pessoais!

Para os associados, caso necessário, o Sindicato irá ajudar orientando sobre o preenchimento do DDA. Para isso, está disponibilizando o e-mail irpf@sindipetro.org.br.

Destaques