Na esteira do desmonte da Petrobrás e precarização das condições de trabalho, a gestão do Compartilhado degrada o serviço de Transporte de pessoas e desfere mais um duro golpe contra os trabalhadores do CENPES. A partir deste mês de janeiro, o serviço de transporte de turno, que assegurava a chegada /partida dos trabalhadores em todos os dias do ano, independente de feriados e finais de semana ou do risco da região, não será mais executado via contrato de empresa de fretamento à disposição da Unidade.

Com a mudança no regime de transporte dos trabalhadores de turno, e consequente diminuição no uso dos carros que faziam este transporte, a VIX demite os motoristas que atendem a Petrobrás há anos e a prestação deste serviço acontecerá através de cooperativas de táxi. Com isso, os trabalhadores, especialmente das equipes de turno que revezam às 23h, além de receber um serviço de qualidade inferior, estarão sujeitos aos “apagões” de carros, comuns na Ilha do Fundão em determinados dias e horários.

Por tudo isto, esta despreparada gestão segue com práticas que se caracterizam pelo desrespeito constante aos petroleiros e petroleiras, hipocritamente apontados como o maior valor da companhia. Mais uma vez fica o recado aos trabalhadores: apesar de nossas diferenças, só a nossa união fará frente aos desmandos e desatinos de gestões que sequer têm competência para avaliar os riscos impostos pela retirada de direitos da força de trabalho. Vamos em conjunto exigir que o discurso do “cuidar do outro” deixe de ser uma retórica vazia e se traduza em medidas reais em benefício dos trabalhadores.

O Sindipetro-RJ convoca os trabalhadores do turno para uma reunião na sexta (11), às 6h40, em frente a PCV2, com o objetivo de discutir o que fazer para reverter mais este absurdo.

Versão do impresso Boletim CIII

Destaques