Mercado se apossa do CA da Petrobrás

Assembleia de acionistas confirma nomes de conselheiros ligados a concorrentes da empresa

Em 26/04 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Petrobrás que entre outras deliberações aprovou alterações no estatuto social da empresa. Dentre as principais estão o aumento para 40% de integrantes independentes (do mercado) no Conselho Administrativo (CA). Antes esse número era limitado a 30%. Com isso, o número de conselheiros independentes passa de três para cinco. Também foi elevado o número total de conselheiros de 10 para 11. Assim, a União aumenta a participação do mercado no CA.

A reforma também veta a participação do representante dos empregados do CA nos comitês de assessoramento do conselho, fato que foi contestado na assembleia pelo diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Vinicius Camargo: “Expressamos aqui a nossa contrariedade contra essa regulamentação pelo sentido de restringir mais ainda a atuação do representante dos trabalhadores neste conselho. (…) Conseguimos eleger o nosso candidato ao CA, Christian Queipo, e agora vemos essa manobra para impedir a sua atuação, legítima e honrada pelo conjunto dos trabalhadores da Petrobrás. Votamos contra essa mudança!” – disse o diretor ao justificar o seu voto contra a mudança no estatuto da Petrobrás.

Está mais do que clara que essa alteração para que 40% dos conselheiros sejam “independentes”, é uma manobra do mercado para transparecer o grau de abdicação do governo Temer quanto ao controle da Petrobrás.

Uma prova cabal disso é a indicação de José Alberto de Paula Torres, para este mesmo CA, executivo que trabalhou por 27 anos na Shell, além de ter sido representante da Maersk Drilling e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), entidade que atua como representante dos interesses do mercado e de concorrentes da Petrobrás. Assim, até em seu Conselho Administrativo a Petrobrás segue sendo aviltada no seu comprometimento com o desenvolvimento do Brasil, sendo desmontada e ocupada por seus próprios lobos.

Versão do impresso boletim 68