Foi realizada dia 22/12, no auditório do Sindipetro-RJ, a quarta edição da Mostra Livre de Fotografia. Organizado pela Casa de Fotografia e Arte Contemporânea — que promove estudos, debates e cursos de fotografia e artes visuais —, o evento apresentou os trabalhos de 36 fotógrafos, reunindo profissionais já consagrados (como João Roberto Ripper, Luiz Baltar e Felippe Fittipaldi) e novatos, num total de 300 imagens de variados temas, projetadas com acompanhamento de música ao vivo. Cerca de 100 pessoas compareceram à Mostra.

“Acho sintomático que o Sindipetro-RJ tenha recebido a Mostra, pois vivemos uma censura em todos os meios e o sindicato sempre foi o local da resistência. Foi muito importante reunir nomes conhecidos, como Ripper, Baltar e Fittipaldi, à garotada que está começando agora”, avaliou o petroleiro Marco Antônio Portela, do TABG, que ajudou na organização da Mostra, coordenada pela artista plástica carioca Greice Rosa.

“Fomos muito bem recebidos aqui no Sindipetro-RJ e as pessoas ficaram realmente à vontade. A primeira Mostra aconteceu há cinco anos e a ideia sempre foi estimular a circulação de trabalhos, sobretudo dos novatos, pois o mercado de arte é muito fechado. O melhor de tudo é que fazemos isso associando música e imagens”, explicou Greice.

A próxima Mostra está prevista para novembro de 2018 e será precedida de seleção pública encarregada de definir os trabalhos enviados pelos interessados em participar.

 

 

Destaques