Nos 67 anos da Petrobrás ato em defesa do povo brasileiro e contra as privatizações

Neste sábado, 03/10, dia em que a Petrobrás completa 67 anos, o EDISE, Centro do Rio de Janeiro, recebeu um abraço simbólico como parte das mobilizações da Semana de Luta em Defesa do Povo Brasileiro e Contra as Privatizações e a Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro.

Organizado pelo Comitê de Luta em Defesa do Povo Brasileiro, contra as privatizações, o ato representou a luta em defesa das empresas públicas de todos setores – petróleo, bancos públicos, correios, eletricidade, saneamento, transporte público e portos públicos que estão em sob a ameaça de extinção ou de privatização total ou parcial (venda de subsidiárias ou ações).

Ainda pela manhã ocorreu uma carreata que saiu da sede da Prefeitura do Rio e que foi finalizada nas imediações do EDISE. Durante o percurso, que contou com a participação de mais de 20 petroleiros e outros trabalhadores de estatais, várias pessoas expressaram apoio a luta em defesa da Petrobrás, mostrando assim que há espaço de dialogo com a população na defesa do patrimônio brasileiro e das estatais.

Ainda no ato, os 67 anos da Petrobrás foram celebrados com um parabéns simbólico com bolos ofertados pelo Sindipetro-RJ. Trabalhadores de outras estatais como Correios, Eletrobrás, Dataprev, Nuclep e de trabalhadores que atuam em centros de pesquisa como a Fiocruz, somaram-se às organizações parceiras do Sindicato, entre outras, como a Frente Internacionalista dos Sem Teto (FIST) e a Casa Nem.

O carro de som contratado pelo Sindipetro-RJ foi impedido de funcionar durante o ato por um destacamento presente da Policia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), o que não impediu a continuidade do ato.

O diretor do Sindipetro-RJ, Luiz Mário explica como foi feita a organização do ato : “Nos atos presenciais, tivemos as mesmas tarefas dos virtuais, somadas à contratação de barraca, alimentação, bebidas, faixas, mesas, cadeiras, ofícios às autoridades de segurança, impressão do manifesto, contratação de carro de som, cobertura fotográfica, vídeos, organização de fila das falas, listas de convidados, chamamento à população, instalação de outdoors sobre a jornada de lutas, bolos, enfeites, bandeiras, adesivos para a carreata, contratação de carro de som (contudo a PM não permitiu a utilização). Partimos então, para o “plano B”, utilizando o megafone, gentilmente cedido pela FIST”.

Confira a live do ato de aniversário da de 67 anos da Petrobrás

A FNP e o Sindipetro-RJ participaram ativamente do Comitê de Lutas que agregou movimentos sociais, frentes políticas e federações, entre outras organizações.

Personalidades políticas como os deputados federais Glauber Braga ( PSOL -RJ), Paulo Ramos (PDT-RJ), os vereadores Babá ( PSOL-Rio), Leonel Brizola Neto ( PSOL – Rio) e do ex-senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Entidades presentes no ato presencial da manhã:

FRENTE INTERNACIONALISTA DOS SEM TETO

CENTRAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL

SINDICATO DOS ESTIVADORES DO RJ

MOVIMENTO DE LUTA NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS

A luta é de todos contra o desmonte do Brasil

É importante frisar que a luta em defesa do povo brasileiro e contra a privatização não pode ficar restrita à atividade sindical, mas também deve ser somada com a participação de toda a categoria petroleira e de outras categorias.

Na parte da tarde foi realizado um Ato Virtual pela Soberania Nacional, a partir das 15 h, nas mídias sociais, que representou um chamado em defesa da Petrobrás, contando com a presença de atores e lideranças políticas , do movimento social, mundo sindical, entre outros que denunciaram o desmonte do Brasil sob o governo de Jair Bolsonaro.

Também foi divulgado o Manifesto Pela Soberania – Brasil  com um texto detalhando os objetivos e os signatários do movimento.

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »