Os motivos para não aderir ao PP3

Por Silvio Sinedino

Qualquer pessoa que entenda de Planos de Previdência sabe que o melhor Plano de Previdência é o de Benefício Definido (BD), como o PPSP, e o pior é o de Contribuição Definida (CD), como o PP3

Porque não migrar para o PP3:

– A reserva de poupança que será levada já vem descontada, de uma só vez, da sua parcela do Equacionamento atual do PPSP que vimos pagando mês a mês.

– Quem migrar para o PP3 é obrigado a abrir mão de todas as ações judiciais que envolvam Previdência. Assim caso consigamos provar a responsabilidade da Petrobrás por grande parte do déficit do PPSP (há várias ações judiciais dos nossos Sindicatos e Associações cobrando isso!), quem migrou já pagou parte do déficit gerado pela Petrobrás e não terá direito de ser ressarcido.

– Os ditos 15% da sua reserva de poupança que poderão ser sacados em dinheiro quando da migração, não são 15%, são 10,88%, porque o “leão” do Imposto de Renda “morderá” 27,5% dos 15%.

– Diz-se que não haverá déficit no PP3, não haverá porque o que é déficit no PPSP é redução direta do benefício no PP3. Com a diferença, fundamental, que no PPSP a Petrobrás pagará 50% desse déficit, enquanto que no PP-3 você bancará sozinho a redução do seu benefício.

– No PP3 não há benefício vitalício como é o do PPSP, então é possível que seu dinheiro acabe antes da sua morte.

– É considerada uma vantagem não haver mais contribuição no PP3, só que no PPSP você contribui, mas a Petrobrás também contribui com o mesmo valor que o seu.

– Uma das maiores motivações para a migração para o PP3 é o fato do PPSP ter sido mal administrado pela Petros, esquecendo que o PP3 também será administrado pela mesma Petros.
Apenas os Ativos que migrarem para o PP3 poderão levar suas reservas para administradores externos à Petros (Itaú, BB, Bradesco, etc) e mesmo assim só depois de uma carência de 36 meses.

– Todos os três Conselheiros Deliberativos eleitos pelos trabalhadores votaram contra a criação do PP3, ele foi aprovado pelo voto de Minerva a que a Petrobrás tem direito.

– A migração para o PP3 facilita a privatização da Petrobrás na medida em que elimina sua responsabilidade por 50% dos possíveis déficits que venham a ocorrer no PPSP, reduzindo o chamado “passivo não quantificado” terror dos capitalistas exatamente pela sua indeterminação.

Agora, um argumento filosófico:

Você acha que com a criação do PP-3 a Petrobrás quer beneficiar você ou a ela mesma?

Finalmente, a única vantagem que vejo para o migrante para o PP-3 é se este estiver com uma doença terminal, perto da morte, porque o restante da sua reserva de poupança que não tiver sido gasta com o pagamento de benefícios poderá ser deixada como herança para seus herdeiros legais, enquanto que no PPSP não há direito de herança, o eventual saldo da reserva ficará para o mútuo.

Não ao PP3!

Destaques