Participe do circuito de herança cultural africana

O SINDIPETRO-RJ está organiza um Circuito Herança Cultural Africana, junto ao Instituto Pretos Novos, para o dia 05/12, das 17 às 19h. O Circuito é realizado por pontos na Região Portuária do Centro do Rio, cada um deles remetendo a uma dimensão da vida dos africanos e seus descendentes nessa Região. CIRCUITO: Largo de São Francisco da Prainha; Pedra do Sal; Morro da Conceição; Jardim Suspenso do Valongo; Centro Cultural Pequena África; Casa da Tia Ciata; Largo do Depósito; Armazém Docas Dom Pedro II; Cais do Valongo (Patrimônio Cultural da Humanidade – Unesco); Casa de Machado de Assis; Revolta da Vacina; Prata Preta; Centro Cultural José Bonifácio; Cemitério dos Pretos Novos.

Pontos que serão visitados: O Cais do Valongo e da Imperatriz representa a chegada ao Brasil. O Cemitério dos Pretos Novos mostra o tratamento indigno dado aos restos mortais dos povos trazidos do continente africano. O Largo do Depósito era área de venda de escravos. O Jardim Suspenso do Valongo simboliza a história oficial que buscou apagar traços do tráfico negreiro. A Pedra do Sal foi ponto de resistência, celebração e encontro. E a antiga escola da Freguesia de Santa Rita, o Centro Cultural José Bonifácio, referência da cultura negra, remete à educação e à cultura como instrumentos de libertação em nossos dias.

Ponto de encontro da categoria: No SINDIPETRO-RJ (Av. Passos, 34), às 16h45, horário pontual da saída.

Inscrições: mpainetti@yahoo.com.br e natalia.sindipetrorj@gmail.com, informando o nome completo, se é sindicalizado(a) ou não, a unidade de trabalho e telefone de contato. Informações pelos telefones: (21) 98739-8126 ou (21)96963-0858

Sindicalizados não pagam

Não sindicalizados: R$ 15,00