PCR OU PCAC, o nosso lado é o mesmo!

Todos em defesa dos nossos direitos! Jurídico do Sindicato irá ao Tribunal nesta sexta (21)

Passado o prazo de adesão ao PCR, encerrado em 14 de setembro, o Sindipetro-RJ avalia que a maior parte das arbitrariedades e ilegalidades do plano ficarão mais claras quando os dois planos (PCR e PCAC) estiverem totalmente implantados.

Divisão que a empresa criou não pode nos contaminar

O Sindicato alerta que o PCR será prejudicial a toda categoria petroleira, assim como também afirmam os vários conselhos profissionais e sindicatos representantes de diversas categorias que trabalham na Petrobrás. Temos muitas lutas políticas e judiciais a fazermos em todo o país! Em São José dos Campos/SP, o Sindipetro-SJC entrou com ação contra o PCR por considerá-lo ilegal, discriminatório e prejudicial para os trabalhadores. Foi pedida, liminarmente, a suspensão da implantação, porém, o juiz não entendeu desta maneira, mas obrigou a Petrobrás a estender o prazo de adesão naquela base por mais 60 dias. No Espírito Santo, a Justiça do Trabalho reconheceu a inconstitucionalidade da mobilidade de ênfase no PCR e também lá, a Petrobrás estendeu o prazo.

Mais arbitrariedade

A negativa da empresa em negociar com os sindicatos trouxe insegurança jurídica na implantação do novo Plano de Cargos e Salários, podendo gerar enorme prejuízo para a empresa e seus trabalhadores. A empresa está descontando o abono de quem está se aposentando, sem qualquer previsão no regramento.

Jurídico do sindicato continua se articulando

Vale lembrar que no dia 24 de setembro o Tribunal Regional do Trabalho vai julgar a nossa ação que pede a suspensão do PCR. Por isso, não fugiremos da luta e recorreremos em todas as instâncias possíveis para o fim desse processo imoral. A categoria tem que permanecer unida e não abrir mão de qualquer direito já conquistado.

Versão do impresso Boletim LXXXIX