Perseguição política na Petrobrás por contestação ao PCR

Atualizado às 14h05

Na manhã de quarta-feira (11), no primeiro dia das reuniões de Acompanhamento do ACT, a FNP protocolou na mesa do encontro realizada no Edise, um ofício que exige o cancelamento imediato do PCR e abertura de negociação coletiva para a construção de um plano de carreira que de fato abarque o que os trabalhadores desejam para o futuro de suas carreiras.

É preciso deixar claro que o novo plano é parte integrante do plano de privatização da empresa. Ainda em nome da transparência neste processo, o documento solicita que sejam agendados debates nos auditórios da companhia com transmissão pelo sistema de webtv da Petrobrás.

Além disso, o ofício repudia qualquer tipo de assédio e punição ou qualquer forma de pressão ou perseguição decorrente do exercício de opinião por critica ao PCR feito por trabalhadores e trabalhadoras que estejam em atividade sindical. Nesta situação vale citar o caso de Moara Zanetti, diretora do Sindipetro-RJ.

Em fala inicial, o diretor do Sindipetro-RJ e coordenador da FNP, Eduardo Henrique faz uma veemente colocação contra o processo de implantação do PCR , em que não foi ouvida qualquer sugestão dos sindicatos e trabalhadores petroleiros e denunciou a situação de Moara. “Quero aqui também denunciar a perseguição contra nossa diretora do Sindipetro-RJ, Moara Zanetti, que está sofrendo perseguição por ter feito um vídeo questionando o PCR, isso é um absurdo” – disse.

Moara Zanetti foi impedida de participar de um curso por ter feito uma análise a partir das informações obtidas em reunião da empresa com a FNP (onde Moara representava o Sindipetro-RJ), em vídeo publicado em uma mídia social, levantando aspectos não claros e arriscados do PCR. Por isso, recebeu determinação da empresa para sair do RH sob alegação de “conflito de interesse”. “Sofro retaliação política por ser militante sindical”, enfatizou, denunciando o assédio, claramente configurado. O Sindipetro-RJ fará uma grande campanha para barrar essa ou qualquer outra perseguição política, a FNP, a categoria e o sindicato.

GT do PCR

Na sexta (13) foi realizado na sede do Sindipetro-RJ mais um encontro do GT do PCR, que deliberou por uma ênfase na produções de conteúdos com mais esclarecimentos aos trabalhadores e trabalhadoras do sistema Petrobrás. A próxima reunião será sexta (20) às 17h30 no auditório.

Setoriais

O Sindipetro-RJ continua realizando setoriais para debater o PCR com os trabalhadores e organizar formas de luta. Veja o calendário e participe em sua unidade!!!

Versão do impresso Boletim LXXXI

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »