Petroleiros do Rio nas mobilizações do Dia Nacional de Lutas

O Dia Nacional de Mobilizações contra as privatizações  das estatais , reforma Trabalhista e reforma da Previdência promovidas pelo governo de Michel Temer e ‘Por nenhum Direito a Menos’ começou cedo mobilizando os petroleiros nos terminais de abastecimento de Angra dos Reis – Terminal da Baía de Ilha Grande (TEBIG) e no Terminal Baía de Guanabara (TABG) em que foram realizados atrasos na entrada e parada na troca de turnos, iniciados a partir de 7h, entre  em várias bases da Petrobrás no Estado e Município do Rio do Janeiro, como, por exemplo, a Refinaria Duque de Caxias (REDUC) que contou com uma mobilização realizada por trabalhadores terceirizados.

“Precisamos denunciar o que está acontecendo com os nossos direitos, estamos de luto contra a reforma Trabalhista. Se não resistirmos seremos massacrados amanhã, a Petrobrás está tentando aplicar a reforma Trabalhista na gente com corte de efetivos de turno, redução de horas e retirada de benefícios. Ou nos unimos agora ou vai tudo para o brejo.” – disse João Paulo Nascimento, diretor de base do Sindipetro-RJ, lotado no TABG que fica localizado na Ilha do Governador.

A mobilização com atraso durou 2 horas e contou com mais de 200 trabalhadores entre efetivos e terceirizados que sofrem com a realidade de redução de salários na Petrobrás já por conta da reforma Trabalhista. A greve nacional petroleira já está em debate nas bases e já começa a tomar corpo com a realização de assembleias para organizar o movimento.

A partir de 8h, o Movimento S.O.S Emprego e a Frente Internacionalista dos Sem Teto fecharam uma pista da Avenida Francisco Bicalho, Região Central do Rio, sentido Centro, queimando pneus. Cerca de 150 pessoas participaram do ato que foi para variar reprimido pela Polícia Militar do Rio de Janeiro que utilizou spray de pimenta e detiveram dois manifestantes.

Imagens: Samuel Tosta

A partir das 13h, a FIST e o S.O.S Emprego realizam um ato a partir da sede administrativa da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ao longo do dia servidores públicos estaduais das áreas de segurança, saúde, educação e universidades públicas, além de trabalhadores da Cedae, também vão realizar atos.

Às 14h a Federação Nacional dos Petroleiros  (FNP) tem uma reunião agendada com o RH da Petrobrás na qual vão ter acesso a nova proposta da empresa para o ACT.

No final da tarde está programada uma passeata com concentração na Candelária que irá marchar até à Cinelândia, Centro do Rio.

O Dia Nacional de Lutas é convocado e organizado por centrais sindicais como CSP Conlutas, CUT e CTB, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entre outras centrais e frentes.

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »