Plataformas: Sindipetro-RJ cobra explicações sobre alterações de embarques e desembarques da P-74, P-76 e UMTJ

Nesta terça-feira (22/12), a partir de 7h da manhã, ato no aeroporto de Cabo Frio

A Petrobrás implementa, desde sábado (19/22), a modificação dos locais de embarques e desembarques da P-74, P-76 e UMTJ (Unidade Marítima Tijuca – afretada), do aeroporto de Jacarepaguá para o aeroporto de Cabo Frio. Essa alteração, segundo informações disponibilizadas pelo RH, seria em decorrência de aglomerações no aeroporto de Jacarepaguá e a necessidade de reorganizar os voos.

O Sindicato questiona a forma atabalhoada como a medida foi colocada em prática, sendo anunciada sem nenhuma antecipação e sem nenhum diálogo prévio com os sindicatos, ações simples que permitiriam um preparo das alterações. Desta forma, a empresa, novamente, mostra sua truculência no que se refere às medidas de combate à COVID-19.

É importante ressaltar que o ofício enviado pelo Sindicato sobre o plano emergencial para as plataformas (Carta ofício nº 299) não foi respondido pela empresa e tem medidas muito mais eficazes para tratar o problema dos surtos nas plataformas do que a apresentada. Inclusive, se houvesse um comitê paritário emergencial, como propomos, não seria necessário enviar este ofício, pois a medida teria sido debatida.

Medida ignora festividades de final de ano

Por fim, a medida é equivocada também em seu conteúdo por diversos motivos. Ela ignora que as pessoas que desembarcam já fizeram compromissos considerando seus horários de desembarque; ignora o período de festividades que gera aglomerações em cidades turísticas, como por exemplo Cabo Frio, como já exaustivamente informado pela mídia e pelas entidades de saúde, que aparentemente a empresa também ignora; ignora que algumas cidades vizinhas, como Búzios, chegaram a decretar lockdown para preservar a saúde; ignora as inúmeras possibilidades de ajustes que poderiam ser feitas no próprio aeroporto de Jacarepaguá para evitar quaisquer aglomerações.

O Sindipetro-RJ em suas atribuições entende que não só a empresa tomou a medida de uma forma errada (sem antecipação, sem diálogo) como também, ao invés de preservar a saúde dos trabalhadores, tenderá a aumentar a chance de contaminação por COVID-19.

Qual a proposta do Sindicato?

A direção da Petrobrás força um deslocamento dos trabalhadores para a região dos lagos enquanto todos os órgãos de saúde estão fazendo uma campanha para evitar aglomeração nessas áreas turísticas no natal e ano novo. A saída dos trabalhadores de Cabo Frio devido a horários de voo é sempre caótica e obriga os trabalhadores a pagar transporte próprio para chegar no aeroporto a tempo de pegar seus voos o que torna ainda mais perigoso o retorno para casa.

O que o Sindipetro-RJ propõe:

– Suspensão imediata da medida durante as festividades de natal e ano novo;
– Que só se inicie qualquer mudança a partir do desembarque das turmas que estão iniciando o embarque agora, da mesma forma como é feito pela empresa no caso de férias;
– Que sejam estudadas formas alternativas, nas próximas duas semanas, para atender a necessidade de resolver quaisquer problemas de aglomeração nos aeroportos. Para isso, no que se refere também a hora extra no desembarque, solicitamos uma reunião com a gerência de Búzios e do E&P ainda nesta semana; e
– Solicitamos, com o mesmo objetivo, reunião com a EOR, também nesta semana.