Por um encontro para organizar as lutas no RJ!

O Sindipetro-RJ realiza  em seu auditório uma  Plenária de Lutas, no próximo dia 19, para, com outros sindicatos, associações e movimentos sociais, discutir a crise econômica e política no Estado. O desmonte da Petrobrás e relançamento da campanha ‘Todo o Petróleo Tem Que Ser Nosso’, pela defesa da Petrobrás 100% estatal e do monopólio da empresa na exploração dos hidrocarbonetos, estão na pauta.

No atual contexto de retirada de direitos dos trabalhadores e privatizações, as ações de recrudescimento da violência por parte do Estado na guerra às drogas e aos pobres, a Intervenção Militar Federal no Rio de Janeiro é ensejada como mais um item no pacote de maldades do governo Temer e seu “reformismo” neoliberal.

A ideia de convencer-nos, como faz a grande imprensa, de que a intervenção se justifica pela violência do crime organizado, esconde o fracasso da política econômica que destrói e sucateia a máquina administrativa do Estado do Rio de Janeiro, com atrasos de salários de servidores ativos e inativos, a imposição de programas de privatização e desinvestimentos.

Somando a esse contexto temos a pilhagem feita aos cofres estaduais nas gestões de Cabral e Pezão, que usaram a Copa do Mundo 2014 e a Olimpíada 2016 para justificar as falcatruas da turma do PMDB.

Justiça por Marielle e Anderson! – Segundo o IBGE, o perfil dos desalentados no Brasil no qual se incluem pretos e pardos,em maioria, jovens e pessoas no ensino fundamental que sofrem mais os efeitos da violência promovida pela Segurança Pública. Fato que a vereadora Marielle Franco denunciou com veemência, e que resultou no seu brutal assassinato, ainda estranhamente não elucidado, junto com o seu motorista Anderson Gomes, em 14 de março último.

No último dia 14 de abril o sindicato participou do ‘Amanhacer Por Marielle e Anderson’ ao integrar atividades que marcaram o um mês do assassinato da vereadora e de seu motorista.

Por isso, fazemos uma chamado para reunir os movimentos comprometidos pelas lutas sociais para organizarmos os próximos passos contra a Intervenção Federal Militar, pela identificação e punição dos responsáveis pelo assassinato de Marielle Franco e dos demais assassinatos que seguem a cada novo dia, bem como na luta pelo Fora Temer, Pezão e Crivella – principais responsáveis por este estado de coisas.

Neste Rio de Caos, o combate às opressões também ganha destaque no momento atual quando repercutem na sociedade casos que envolvem misoginia, homofobia, LGTfobia e racismo, que combatemos todos os dias.

Sindipetro-RJ promoveu Mesa Redonda – Já neste contexto de mobilizações, o Sindipetro-RJ promoveu, no último dia 10 de abril, uma Mesa Redonda em que foi discutida a situação da Intervenção Federal Militar no Rio de Janeiro que contou com a participação de representantes da sociedade civil, favela, cultura, partidos e movimento social. Entre os convidados: André, morador do morro da Formiga; Hertz Dias, vocalista do grupo de Rap Gíria Vermelha e pré-candidato a vice-presidente pelo PSTU; Jacques D’Ornellas, capitão reformado do Exército e ex-deputado federal; Marcelo Chalreo, conselheiro da OAB-RJ; Tatianny Araújo, feminista e membro da executiva do PSOL-RJ. Confira a íntegra da mesa em http://sindipetro.org.br/multimidia/videos/

Convocam: Sindipetro-RJ – Petroleiros; Sindconir – Comerciários Nova Iguaçu; Sintur – Trablhadores da Universidade Rural RJ; ADUFF – Docentes da UFF; CSP-CONLUTAS RJ; FIST – Frente Internacionalista dos Sem Teto; ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes Livre; MML – Movimento Mulheres em Luta; QRC – Quilombo Raça e Classe; Minoria SEPE-RJ – Profissionais da Educação; Minoria Sindscope (Pedro II); Minoria Sindicato dos Metroviários; Oposição Sintect – Correios; Oposição Sindsprev; MNOB – Oposição Bancária; Oposição Petroleiros Caxias

Versão do impresso Boletim 65