Privatização do saneamento barrada em Brasília

Apelidada como “medida provisória da sede“, a MP 844 do governo Temer, sequer entrou em pauta no Plenário da Câmara em Brasília, na terça-feira (13/11) e perdeu a força de lei. Deputados federais de oposição barraram a votação, que possibilitava a privatização do saneamento e a distribuição de água em todo o país.

A decisão da Câmara foi uma vitória dos trabalhadores e ajudará na luta contra a privatização da Cedae no Rio de Janeiro, onde os trabalhadores continuam pressionando os deputados estaduais, na Alerj, para aprovar a continuidade da Cedae pública, estatal e indivisível.

Atualmente as companhias públicas de saneamento são 94% das empresas do setor. Caso a MP fosse aprovada, empresas privadas que exploram o segmento poderiam buscar lucro com a água, prejudicando comunidades pobres e os cofres públicos municipais e estaduais, à exemplo do que aconteceu em vários países, onde o serviço precisou ser reestatizado para que o abastecimento e as condições de vida não entrassem em situação insustentável.

Versão do impresso Boletim XCIX

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »