Que cara de pau! Petrobrás prorroga ACT até novembro de olho na reforma Trabalhista

LOGO DO CONGRESSO 2017-PARA INTERNET

A empresa nem disfarça. Neste ano, tentará impor a contrarreforma trabalhista em nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Em comunicado divulgado a toda força de trabalho na manhã desta quinta-feira (31), o RH Corporativo da Petrobrás afirma que a vigência do ACT, que expira no dia 31 de agosto, será prorrogada até 10 de novembro. Não por coincidência, último dia de vacância para que as mudanças na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) passem a vigorar. Clique para ver o comunicado.

Segundo a empresa, essa medida não afeta a data-base da categoria e nem o calendário de negociações. Portanto, as reuniões entre a FNP e seus sindicatos com a direção da empresa começam em setembro. Entretanto, não há dúvidas de que a atual direção prepara o terreno para partir à ofensiva. Cabe a nós resistir!

Claramente, Pedro Parente, presidente da companhia,  aplica a cada dia  o receituário neoliberal de Michel Temer, querendo  impor aos petroleiros retrocessos históricos aprovados recentemente na reforma Trabalhista.

Na última segunda-feira (28), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) entregou à direção da empresa a Pauta de Lutas 2017 – aprovada no 11º Congresso Nacional da federação. Nela, constam os dez eixos centrais que refletem os principais anseios dos petroleiros e petroleiras de todo o Brasil.

Por isso, é fundamental que você petroleiro(a) participe de nossas assembleias do Sindipetro-RJ.

Além de reforçar a  participação no dia 14/09/2017  –  ‘Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves’  – em unidade com Metalúrgicos e demais categorias contra as reformas de Temer e o fim dos direitos.

Confira a Pauta de Lutas 2017

1 – Contra a venda de ativos e o desmonte do Sistema Petrobrás, garantindo a manutenção de todas as atividades atuais da empresa e os investimentos para garantir a integridade, a segurança dos trabalhadores e também a continuidade na produção de energias renováveis.

2 – Garantia dos direitos históricos conquistados: Manutenção do acordo coletivo 2015-2017, com os ajustes de redação nas cláusulas aprovados no Congresso Paulista da FNP, conforme anexo;

3 – Reajuste no Salário Base de 8,4%* estendendo aos Benefícios e Vantagens:

– Maior índice de inflação.

– Ganho real de 2 %.

– Reposição de 2,97%, referente às perdas dos últimos dez anos desde que foi implementada a RMNR.

– Reposição de 0,37% de perda no aditivo de 2016.

4 – Cancelamento da redução de efetivo baseado no estudo de O&M, número mínimo em acordo com sindicatos e força de trabalho, inclusive das plataformas e reposição do efetivo através de concurso púbico;

5 – Garantia de emprego: Substituição da Cláusula 80 (Dispensa sem justa causa) e inclusão de cláusula para formação de comissão em caso de dispensa com justa causa, com participação do sindicato, com direito a ampla defesa do empregado e ao contraditório;

6 – Fim da política de consequências, dos padrões punitivos, assédio moral e toda forma de violência psicológica aos trabalhadores. Contra a subnotificação de acidentes e a garantia da participação da CIPA nas investigações de acidentes somente com cipeiro eleito;

7 – Garantir em forma de cláusulas que as perdas da reforma trabalhista sejam impedidas no Sistema Petrobras, tais como a garantia da representatividade dos sindicatos. Garantir em forma de cláusula a primeirização das atividades fins e também as essenciais à segurança e a vida dos trabalhadores e a integridade dos equipamentos;

8 – Equiparar as cláusulas do ACT das subsidiárias e empresas do Sistema Petrobras às cláusulas de melhor vantagem aos trabalhadores, inclusive a implantação da AMS, Benefício Farmácia e adicionais aos trabalhadores das Termoelétricas, tais como, Tambaqui e Jaraqui;

9 – Extensão do Auxílio-acompanhante para os pais, abono para acompanhamento de dependentes com apresentação de atestado e garantia do impedimento de grávidas e lactantes, próprias ou terceirizadas, de trabalhar em ambiente insalubre;

10 – Garantir os direitos dos aposentados, de AMS, Benefício Farmácia e Petros, garantir o pagamento da dívida da PETROS pela patrocinadora Petrobrás e demais, repasse dos níveis salariais, fim da tabela congelada e todas as discriminações;

Fonte: Sindipetro-LP

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »