Reunião de Acompanhamento do ACT em tempo real (21/3)

Direção da FNP e sindicatos filiados discutem no EDISE , na manhã desta quarta (21), ACT e Regime de trabalho com os representantes da Petrobrás. Na parte da tarde, os debates serão sobre AMS Acompanhe!

9h40: Atraso – Aguardando representantes da Petrobrás, reunião ainda não iniciada.

10h07: Começou com cobranças –  Reunião iniciada com apresentações da pauta e realização de preâmbulo feito pelos coordenadores da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa (Sindipetro-LP) e Eduardo Henrique (Sindipetro-RJ). Mais uma vez foi cobrado o registro em ata das reuniões por parte da Petrobrás, que não é feito,  e o anuncio recente do fechamento das Fafens de Bahia e Sergipe. Rafael Prado (Sindipetro-SJC) coloca a insatisfação dos trabalhadores com a qualidade da alimentação que é fornecida na REVAP. “Encontraram até parafuso dentro de um prato de sopa”.

Também foi lembrado que o problema com a alimentação dos trabalhadores se repete no CENPES.”Implantar alimentação (contratação de fornecedor) sem consultar o sindicato não é democrático”, disse Rafael Prado.

Representante da Petrobrás  informa que a empresa irá averiguar o que acontece em cada unidade sobre a qualidade da alimentação.

10h42: Benefício Eduacacional – FNP cobra que empregados não conseguem obter reembolso do beneficio e critica  inoperância do sistema do Botão Compartilhado.

10h50: Petrobrás reconhece problemas no Botão do Compartilhado – “O botão compartilhado é uma ferramenta que precisa ser ajustada, temos consciência que existem problemas e sabemos que não será com o imediatismo que é exigido, mas estamos trabalhando” – afirmou representante da empresa.

Sobre o Benefício Educacional foi informado que ocorreram mudanças de contrato em Janeiro, alguns trabalhadores ainda não receberam suas despesas, mas a empresa informa que trabalha para que isso seja solucionado.

11h10: Transporte de trabalhadores em refinarias– A alteração de veículos de transporte em algumas unidades é colocada em debate,  pois a Petrobrás faz mudanças sem qualquer comunicação ou consulta ao sindicatos locais. “em algumas unidades as vans estão substituindo o microônibus , sendo que estes tem uma capacidade de lotação maior. isso prejudica ainda mais o trabalhador que sofre com a redução de turnos, ainda temos situações em que trabalhadores da REVAP são abandonados no meio do caminho” – denuncia dirigente da FNP.

Foi colocado pela FNP também sobre o anúncio de mudança no transporte para plataformas da Bacia de Santos que tiveram alterações de vôos  oriundos de Santos-SP para o aeroporto de Jacarepaguá-RJ.

11h30: Petrobrás explica sobre fechamento das Fafens da Bahia e Sergipe – “A explicação dada é que as Fafens dão prejuízo – faremos uma hibernação (paralisação), ou seja, será criado um núcleo de preservação das unidades. A ideia é alocar esses empregados da Fafens em outras unidades da companhia. Temos já uma equipe de pessoal de RH que vão atender esses  573 empregados que passaram por esse processo de realocação” – justificaram os representantes da Petrobrás.

11h50: Catracas nos banheiros do Edifício Senado, no Rio de Janeiro – Até onde isso vai? Qual é a ideia? Questiona Eduardo Henrique, diretor da FNP/Sindipetro-RJ, que afirma que a iniciativa ainda desestimula o uso de bicicletas pelos trabalhadores. O RH informa que a ideia não é contabilizar o horário do trabalhador. “Trata-se de organização do prédio”, esclarece o RH. “A turma que vem de bicicleta, chega e toma banho, este tempo não está sendo contado”, completa o RH.

12h: Redução de efetivo na Transpetro – Também foi questionado a redução de efetivos nos terminais. Representante da Transpetro diz que vai apurar os fatos, a fim de trazer uma resposta para a FNP.

12h05: FNP exige explicação sobre o retorno de férias. Diretores da FNP relatam que trabalhadores estão sendo obrigados a fazer treinamentos durante o período de férias. Empresa diz que avaliar e normatizar esse tipo de pratica.

12h13: Contratados em caráter precário – FNP pede levantamento sobre trabalhadores em situação de contratação por liminar judicial. Petrobrás afirma que irá consultar seu departamento jurídico para divulgar possível levantamento.

12h20:  Banco de horas – Está havendo na REVAP imposição de banco de horas. “Os trabalhadores querem ter a opção de receber as horas extras, e isso não está acontecendo”, conta Rafael Prado, diretor da FNP/Sindipetro-SJC. A empresa informa que fará um levantamento sobre a situação na unidade.

12h30: 1ª etapa  de reunião encerrada – Atividade desta manhã encerrada nesta momento. Retorno a partir de 15h com o tema AMS.

—————————————————————————————————————————

15h40: Começa a 2ª etapa do primeiro dia de reuniões de Acompanhamento de ACT. Tema: AMS. FNP faz um preâmbulo abordando o recadastramento dos aposentados na AMS no Botão Compartilhado. “É preciso facilitar esse formato , pois os aposentados encontram muitas dificuldades de acesso ao sistema” – diz Roberto Ribeiro, diretor da FNP e do Sindipetro-RJ

16h10: “É preciso um canal para discutirmos AMS” –  FNP cobra resposta sobre a criação de um canal de comunicação direto com os representantes de AMS, uma proposta sugerida na última reunião sobre o tema. “Há um sistema improdutivo”, diz Adaedson Costa.

16:35: AMS já realiza recadastramento de aposentados no Botão Compartilhado  – Representante da AMS diz que empresa vai atualizar o livro de profissionais médicos credenciados e que vai avaliar melhoraras no Botão Compartilhado.Além disso, informa que está aberto o recadastramento para aposentados já no Botão Compartilhado que deverá ser feito entre os dias 20 de março e 20 de maio. O RH reconhece a falha na  comunicação ao informar o início do processo aos sindicatos petroleiros.

16h 48 – Postos avançados – Ao ser questionado sobre os postos de atendimento, representante de AMS informa que estão voltando aos poucos e informa que em 90 dias, todos os postos devem ser reabertos. No Sul e no Sudeste, os postos avançados ainda não voltaram. “Não é nossa intenção ficar com postos avançados reduzidos”, diz representante de AMS.

17h20 – Criação de uma cartilha digital – A FNP sugeriu elaboração de uma cartilha digital da AMS que explique de forma clara e didática como funciona o sistema funciona na pratica. E que esse mesmo material explicasse a o seu diferencial com os planos de mercado, a fim de que os usuários de AMS sejam melhores  informados sobre o serviço. O representante da Petrobrás avaliou como interessante a ideia e ficou de dar um retorno.

17:30: Reunião encerrada – Amanhã (22) a Reunião de Acompanhamento do ACT vai tratar de SMS e Terceirizados. Agradecemos a audiência e boa noite!

https://www.facebook.com/sindipetrorj/videos/2182795938429172/

Destaques