Setoriais com pautas da categoria e pelo 19J- Fora Bolsonaro

As setoriais começam por atividades nas bases de Angra dos Reis-RJ (TEBIG) e Aeroporto de Cabo-Frio-RJ (Plataformas). Amanhã, quinta-feira (17/06), às 06h30, GASLUB e TABG e na sexta-feira (18/06) no CENPES. As setoriais prosseguem na próxima semana em outras bases

A partir desta quarta-feira (16/06), as bases do Sindipetro-RJ realizam setoriais para debater pautas locais, além de reforçar e organizar as mobilizações dos atos do Dia Nacional de Luta – 19 de junho – Fora Bolsonaro. No dia 18 de junho também ocorrem mobilizações com outras categorias que servirão à orientação sobre a importância de trabalhadores e trabalhadoras cumprirem protocolos sanitários no 19J.

Pauta das setoriais

As setoriais vão discutir a situação da categoria diante do contexto de desmonte e privatização e ataques aos direitos dos trabalhadores do sistema Petrobrás. O objetivo é construir uma mobilização nacional, com um chamado à FUP pela unidade petroleira para construção de um Fórum Nacional para organizar uma paralisação nacional da categoria, tema fundamental para a categoria enfrentar todos os desmandos da direção da Petrobrás e do governo Bolsonaro. As setoriais no contexto amplo vão debater a exigência da vacina para todos e o auxílio emergencial de R$ 600.

Além disso, as setoriais vão discutir formas de apoio a luta contra o processo de privatização da Eletrobrás e a luta de seus trabalhadores na defesa de seus direitos e empregos.

Lutas em comum

Este é um chamado a nível nacional capitaneado pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) que já promove setoriais em suas bases, absorvendo movimentos regionais em andamento como a luta dos trabalhadores da PBIO; greve dos petroleiros em Alagoas e a mobilização na UTGCA/SP.

Contra perseguições e punições

Há também a necessidade de um chamado aos todos os sindicatos petroleiros filiados a FNP e a FUP para articular mobilizações contra as perseguições promovidas pela hierarquia da Petrobrás em relação a dirigentes sindicais, como, por exemplo, Alessandro Trindade do Sindipetro-NF, exigindo sua readmissão, citando também os companheiros grevistas de Alagoas, e também a todos os perseguidos em diversos processos promovidos pela direção do sistema Petrobrás.