Sindicato realiza Colegiado Aberto e aprova participação no ‘Dia do Basta’

O Sindipetro-RJ fará uma rodada de assembleias nas bases para debater e aprovar a participação das petroleiras e petroleiros no “Dia do Basta”, que está sendo convocado pelas centrais sindicais e movimentos populares para 10 de agosto. Também haverá uma plenária de organização das mobilizações na próxima quarta-feira (01/08).

A campanha contra a Privatização, o Equacionamento e o PCR, estão entre as pautas de luta apontadas pela categoria durante o Colegiado Aberto realizado na noite de quarta-feira, 25, no auditório do Sindicato. Antecedendo o Colegiado, o advogado da entidade esclareceu as ações já encaminhadas em relação ao PCR.

Também estão inseridos no Plano de Ação, definido no Colegiado, organizar a luta da categoria e não submetê-la às frentes eleitorais; promover a campanha pela redução do preço do petróleo, derivados e gás de cozinha (iniciada com a greve dos caminhoneiros) para reforçar nosso vínculo com a população e a luta mais geral contra os ataques generalizados; e participar da reunião das centrais sindicais na segunda-feira, 30/07, às 10h.

A proposta é reunir as pautas petroleiras e agregá-las na luta geral de todas as categorias, contra as privatizações e as reformas do governo Temer, que retiram direitos dos trabalhadores e aposentados, entregando nossas riquezas ao capital internacional.

Neste sentido o Sindipetro-RJ também está articulando uma reunião com os Conselhos de Classe que divulgaram uma nota, no domingo (22), contra o  PCR imposto pela Petrobrás, e em apoio às ações do Sindipetro-RJ contra o novo plano de cargos da empresa. O documento explicita que “O PCR proposto não está respeitando a LEI 4950A/66 referente ao salário mínimo profissional e, com a possibilidade de migração de uma profissão para outra, poderá causar prejuízo ao profissional. O PCR promoverá uma grave onda de exercício ilegal das profissões”.

O Sindipetro cobra ainda, em relação ao PCR, que a Petrobrás apresente aos trabalhadores um quadro extratificado de adesão ao PCR. A entidade entende que a divulgação feita pela empresa apresenta distorções. Numa primeira avaliação, a adesão tem sido maior entre os cargos com função gratificada e os que estão em fim de carreira, com adesão bem inferior entre os trabalhadores de áreas operacionais, administrativos e nível médio.