Solidaires: “demissões e punições são atitudes covardes e desumanas”

A Solidaires, central sindical francesa, publicou, no site da RSISL – Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, na terça (24), artigo (http://www.laboursolidarity.org/Bresil-la-direction-de-Petrobas?lang=fr ) que denuncia as demissões e punições da gestão atual da Petrobrás aos funcionários que participaram da greve recente.

No texto, afirmam que “é uma atitude covarde, desumana e irresponsável, principalmente na situação que conhecemos em todo o mundo, quando todos os trabalhadores enfrentam a pandemia do Covid-19, e que as plataformas, refinarias, terminais, painéis de controle e outras unidades operam em situações de emergência”(…)

No artigo, também foi abordada a falta de compromisso da Petrobrás, gigante internacional, com um acordo firmado com os trabalhadores e também a demora em adotar medidas urgentes para deter o COVID-19 na escala e velocidade que a situação demanda. Além da denúncia, houve também todo o apoio à luta da categoria petroleira no Brasil.

“Os funcionários não aceitam essa afronta e isso coloca em questão o direito de demonstrar e greve”, afirma o texto com palavras de ordem, como “que eles saibam o quão determinados são os trabalhadores no setor de petróleo!”