Petrobrás 70 anos: hora de reconstruir a Petrobrás e recuperar direitos

Desde sua criação a Petrobrás e suas reservas de petróleo e gás, têm sido alvo da cobiça dos interesses do capitalismo internacional e nacional. Na terça-feira (3/10), essa gigante estatal completa 70 anos

O Sindipetro-RJ/FNP faz sua convocação para, a partir de 15h, iniciarmos nossa concentração na sede da Eletrobrás, na Rua da Quitanda, com o ato seguindo para a Candelária por volta das 16h; e, por fim, marcharemos até o Edifício Sede da Petrobrás (EDISE, na Av. Chile), onde acontecerá o encerramento do ato, às 17h.

Festim da cobiça neoliberal

Só que esse dia 3/10 não é só a celebração de uma festa, é um dia de luta! A Petrobrás tem sofrido ataques desde à época do governo de FHC que quebrou o monopólio de exploração e refino do petróleo em 1997; que também promoveu a abertura de capital da companhia na bolsa de Nova York – o que fez a Petrobrás perder sua soberania política e jurídica, pois teve que se sujeitar à legislação de um outro país, no caso os EUA. – a realização do megaleilão do Campo de Libra, em 2013, no governo Dilma, abrindo as rodadas de leilão do Pré-Sal, aceleradas no governo Temer. Também, Governo Dilma, a implantação do programa de desinvestimentos e privatizações, que Temer acelerou e Bolsonaro aprofundou, em que entregaram refinarias, BR Distribuidora, as transportadoras de óleo e gás, campos de petróleo em terra e mar, entre outros ativos.

Por uma Petrobrás 100% estatal e de dirigida pelos trabalhadores

Que esse 3/10 seja um dia de luta para exigir do governo Lula que retome os ativos vendidos a preço de banana, e que a gestão de Jean Paul Prates altere a missão da Petrobrás que tem como foco remunerar ao extremo seus acionistas que vivem da jogatina do mercado financeiro, impedindo a Petrobrás de retomar e desenvolver projetos por todas as regiões do Brasil, onde ela sempre promoveu desenvolvimento e empregos. Que o fim do PPI se torne uma realidade! Que todas as empresas que exploram nosso mercado, nossa tecnologia e o próprio Pré-Sal sejam responsabilizadas pelo custeio do balanço de importações necessário ao atendimento da demanda nacional de combustíveis, bem como pelo financiamento de novos investimentos em refino!

Ato nacional em defesa das estatais e da soberania nacional

Nós, petroleiros e petroleiras, junto com os trabalhadores das demais categorias, iremos realizar um grande ato no Centro do Rio de Janeiro, em celebração ao aniversário da Petrobrás. O Sindipetro-RJ/FNP faz sua convocação para, a partir de 15h, iniciarmos nossa concentração na sede da Eletrobrás, na Rua da Quitanda, com o ato seguindo para a Candelária por volta das 16h; e, por fim, marcharemos até o Edifício Sede da Petrobrás (EDISE, na Av. Chile), onde acontecerá o encerramento do ato, às 17h.

Por isso, neste 70º aniversário da Petrobrás, os petroleiros e petroleiras estarão nas ruas, porque também no marco de nosso ACT, como consta em nossa pauta, a nossa luta é por um papel estratégico da Petrobrás. Isso se dará com a retomada dos ativos pulverizados por gestões entreguistas e neoliberais, com foco também na retomada dos direitos dos trabalhadores petroleiros que foram duramente atacados ao longo dos últimos anos, e que, atualmente, a hierarquia da companhia não se propôs a repor, como ocorreu na recente contraproposta de ACT que foi rejeitada unanimemente pela categoria. A luta é por uma Petrobrás 100% estatal, dirigida por trabalhadores eleitos pela categoria.

O momento é de luta e mobilização na defesa de todas as estatais, da Petrobrás, e na retomada de ativos estratégicos, a exemplo da Eletrobrás! Assim, na celebração dos seus 70 anos, é necessário retomar princípios que nortearam a criação da Petrobrás, em 1953, surgida de um intenso movimento popular pela soberania energética do Brasil. É hora de reconstruir o país e a Petrobrás, recuperar e assegurar direitos para os trabalhadores e toda população!

Agenda de eventos:

Sessão solene “Soberania nacional – o papel da Petrobrás para o Brasil” , ato na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – Sexta-feira (29/09), ÀS 18h, Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro – Rio

Celebração dos 70 anos da Petrobrás! Organização: FNP e FUP, sindicatos petroleiros, centrais sindicais e movimentos sociais.

Celebração Musical – “Petrobrás para o Brasil” – Casarão do Firmino, Rua da Relação, 19 , Centro – Rio – Quinta-feira (05/10) – 19h

Apoio Sindipetro-RJ e Sindipetro-Caxias

Destaques