Uma política de sucateamento que implode a Petrobrás

Uma explosão seguida de um incêndio atingiu a Replan, refinaria de Paulínia (SP), na madrugada desta segunda-feira (20). Segundo avaliação divulgada pelo Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro SP), o sinistro não gerou vítimas nem provocou emissão de gases tóxicos para a atmosfera. O ocorrido mostra que as consequências da gestão de Ivan Monteiro, dão contiuidade ao abandono e sucateamento da Petrobrás com seu Plano de Desinvestimentos. Desde Bendine e Pedro Parente , a companhia reduz o efetivo e não repõe a mão de obra que saiu da empresa nos PIDVs. Refinarias, plataformas e mesmo o Cenpes experimentam um crescimento de incidentes e acidentes, frutos de uma direção entreguista que finge colocar a segurança em primeiro lugar.

Conforme informações do Sindipetro-SP, a explosão ocorreu às 0h51 desta segunda-feira, seguida de incêndio nas unidades U-220A/U-683, de craqueamento e água ácida, na U-200, de destilação atmosférica, e na tubovia entre essas unidades. A brigada de incêndio foi acionada para o combate às chamas. O funcionamento das duas unidades de destilação e das duas unidades de craqueamento foi interrompido imediatamente. A ocorrência provocou a parada emergencial da refinaria.

A empresa dispensou nesta segunda os trabalhadores do administrativo e de outros setores, mantendo somente os funcionários diretamente envolvidos na manutenção das unidades danificadas e equipes de SMS. Infelizmente, esse é o resultado da política privatista de Temer e Ivan Monteiro , que literalmente implode a Petrobrás e coloca a vida de seus trabalhadores e trabalhadoras em risco.

Versão do impresso Boletim LXXXVI