Plenária nacional: uma saída para o PPSP-1 da Petros

FNP, sindicatos e entidades vão realizar uma plenária, no dia 7 de agosto, para discutir uma solução para o equacionamento e a cisão do PPSP

Sob o tema “Uma saída para o PPSP-1 da Petros”, o evento, previsto para acontecer no próximo dia 7, a partir das 13 horas, na Associação Brasileira de imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, objetiva debater soluções para o atual cenário.

Diante da confirmação da direção da Petrobrás sobre a criação de um novo plano de contribuição definida (CD) da Petros, fundo de pensão dos funcionários da estatal, em substituição ao PPSP, de benefício definido (BD) e que tem um déficit de quase R$ 28 bilhões a ser equacionado, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), seus sindicatos e entidades vão realizar uma plenária nacional.

Segundo Paulo Brandão, diretor da APAPE, da AEPET e Conselheiro Fiscal da Petros, em parte, o anúncio publicado no Portal Petrobrás representa descumprimento do cronograma que havia sido proposto e aceito por consenso. Estabelecia que, inicialmente, seria discutido pelo grupo se o PPSP tem ou não tem solução para depois, se não fosse encontrada uma solução conjunta, as alternativas de cada bancada (das patrocinadoras e a dos participantes e assistidos) seriam então anunciadas.

O estudo apresentado pela companhia prevê oferecer aos participantes do PPSP uma migração voluntária para um novo plano na modalidade de contribuição definida, informou a direção da Petrobrás em comunicado a seus trabalhadores. Segundo eles, não há prazo para essa decisão e os estudos são preliminares. Entidades sindicais apresentarão suas propostas em reuniões nas próximas semanas.

Para Brandão, o diagnóstico da viabilidade do PPSP, na visão dos trabalhadores e assistidos, estava dependendo de respostas da equipe da Petros às solicitações de informações que não foram fornecidas, propositadamente, para que os da Petrobrás saíssem na frente colocando “o gato no telhado”, não seguindo o cronograma estabelecido. Portanto, a luta deve continuar!

Para participar da plenária nacional “Uma saída para o PPSP-1 da Petros” não há necessidade de fazer inscrição. Apenas as pessoas que vão vir de outros estados e suas entidades enviarão uma lista com os nomes dos participantes para a FNP, antecipadamente, a fim de garantir vaga. Os demais serão por ordem de chegada, no local do evento.

Fonte: FNP