1º de Maio unificado: centrais definem jornada rumo à greve geral contra a reforma da Previdência

Representantes das centrais sindicais em reunião na terça-feira (26/3), na sede do DIEESE, em São Paulo, definiram os próximos passos da luta contra a reforma da Previdência. A avaliação é de que o último dia 22/3 foi muito vitorioso, com a realização de um forte dia nacional de lutas. As entidades aprovaram um novo calendário de mobilizações, visando à intensificação da campanha contra a reforma da Previdência, rumo à construção da Greve Geral.

As atividades iniciam hoje, 2/4, com o lançamento de um abaixo- -assinado nacional contra a Reforma da Previdência, que acontecerá juntamente com a divulgação da Calculadora do DIEESE, que simula o tempo necessário para o trabalhador se aposentar. Também será distribuída uma cartilha explicativa para a população.

A data do dia 9/4, foi definida uma ação unificada das centrais sindicais no aeroporto de Brasília para pressionar deputados e senadores, que desembarcarem no local, para que não aprovem a PEC da Reforma da Previdência. A orientação é também pressionar de forma permanente os parlamentares, no Congresso e em suas bases. Outra atividade aprovada é o apoio e participação das centrais sindicais na greve nacional dos trabalhadores da Educação, que tem o indicativo de ocorrer no dia 26/4.

Na reunião discutiu-se a possibilidade da realização de ações unitárias nos estados neste dia, de maneira a unificar a defesa da Educação Pública e a luta contra a Reforma da Previdência. O 1° de Maio – Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores – é a próxima data nacional de luta unificada apontada pelas centrais. As manifestações deverão ser organizadas em todos os estados e regiões e ter como centro a luta contra a Reforma da Previdência e contra o desemprego.

Versão do impresso Boletim CXV