Sindipetro-RJ/FNP convocam para o 2° ato unificado em defesa dos participantes da Petros

A Federação Nacional dos Petroleiros e demais entidades representativas, dentre elas o Sindipetro-RJ, organizam nova manifestação para cobrar da Petrobrás o pagamento das suas dívidas com o fundo de pensão e o fim dos equacionamentos

Dia 23/08, a partir das 11 horas, em frente ao Edifício Senado (EDISEN), no Centro do Rio de Janeiro, a categoria petroleira e os participantes e assistidos da Petros têm um novo compromisso: o 2° ATO UNIFICADO EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS, com o objetivo de pressionar a Petrobrás a pagar as suas dívidas com o fundo de pensão.

Além da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), desta vez participam da convocatória a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), a Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe), a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) e a Federação dos Clubes dos Empregados da Petrobrás (Fcepe) – que formam a frente Unidade para o Futuro da Petros, com três chapas inscritas para as eleições dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros [clique aqui e saiba mais].

O 2° ato em defesa dos participantes da Petros acontece num momento estratégico e requer adesão máxima das bases da categoria petroleira, porque atualmente está em curso um grupo de trabalho (GT) de ambas as federações com a companhia para tratar de uma solução definitiva aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobras (PPSPs), que há anos comprometem severamente os contracheques dos petroleiros aposentados e demais beneficiários.

A categoria reivindica ainda maior participação dos trabalhadores na gestão da Petros, sobretudo o direito de eleger diretores como ocorre em outros fundos privados de pensão e previdência, tomando por base o acordo realizado na 18ª vara do Rio de Janeiro, em 2007, que garante um diretor de seguridade e um diretor administrativo eleito pelos empregados.

“Um novo ato vitorioso, com milhares de pessoas no Rio de Janeiro, vai pressionar a Petrobrás e ajudar a fazer o GT a andar”, pontua Rafael Prado, diretor de comunicação da Federação Nacional dos Petroleiros e presidente do Sindipetro São José dos Campos. “Há uma intenção colocada na mesa, mas precisamos reforçar o conteúdo que queremos nessa negociação”, complementa.

Ao final de maio deste ano, cerca de 1,5 mil petroleiros e petroleiras realizaram um ato já histórico em frente ao mesmo Edifício Senado  para cobrar da Petrobrás o pagamento de suas dívidas com a Petros [clique aqui e saiba mais].

Amanhã vai ser maior! A Federação Nacional dos Petroleiros convoca toda a categoria a participar desta importante manifestação. Procure o seu Sindipetro e participe das caravanas rumo ao 2° ATO UNIFICADO EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS.

2° ATO UNIFICADO EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS

Quando: 23/08 (quarta-feira).

Horário: Concentração a partir das 11 horas; início às 12 horas.

Onde: Edifício Senado – Av. Henrique Valadares, 28 – Centro, Rio de Janeiro.