Pela desconstrução das normas associadas à masculinidade e por justiça econômica!

O papel dos homens é fundamental no processo de promoção da equidade de gênero. Na desconstrução da masculinidade tóxica, o ato das mulheres deve ser o de trazê-los para a conversa e torná-los agentes da mudança. 

O homem cis, branco e hétero está no topo da pirâmide de privilégios de uma  sociedade patriarcal, ocupando a maioria dos postos de trabalho, em conselhos administrativos de grandes empresas, em poder público e judiciário. 

São homens levados a não expressar sentimentos nem a se mostrarem vulneráveis, resultando em reações extremas, violentas. 

É preciso desconstruir toda a pregação machista que é feita para esses homens!

No aprofundamento de diálogo, os homens devem ser encorajados a se manifestar sem medo de julgamentos para que haja a quebra de estereótipos da masculinidade tóxica. 

Existe lugar para os homens na promoção da equidade de gênero numa sociedade que privilegie direitos iguais para todos e todas. Eles podem: 

– assumir essa causa e conversar sobre o assunto com outros homens; 

– posicionar-se frente ao preconceito; 

– em cargo de chefia, avaliar mulheres por seus resultados de maneira justa e não focando em gênero; 

– em grupos de mulheres e homens, dar o crédito de resultados bem-sucedidos às mulheres. Elas geralmente são mais culpadas por fracassos;

– garantir e buscar oportunidades para reconhecer as contribuições das mulheres;

– incentivar a aceitar oportunidades; 

– em reuniões, se uma colega for interrompida, interromper logo na sequência e dizer que gostaria de ouvi-la terminar;

– estar sempre alerta para que todas as pessoas dentro da empresa, independentemente do gênero, tenham as mesmas oportunidades de crescimento;

– não presumir que mães não estarão dispostas ou disponíveis para assumir tarefas desafiadoras ou viagens;

– falar sobre paternidade e maternidade no ambiente de trabalho;

– em cargo senior ou como profissional de gestão de talentos, apoiar homens que estão engajados nas questões acima.

Conversa e coluna Petroleira

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher,  o Sindipetro-RJ está organizando Conversa, às 12h, no EDISEN, e a coluna petroleira para a passeata vai sair da Candelária, às 16h, rumo à Cinelândia. Na concentração, a partir do início da tarde, visite a barraca do Sindicato. Na passeata, siga a coluna! Venha participar!

Destaques