O Sindipetro-RJ tem acompanhado diariamente o embarque dos trabalhadores em plataformas, de sua base sindical, que atualmente ocorre em Cabo Frio
A iniciativa do Sindicato, não só aproxima a entidade destes trabalhadores como permite verificar de perto as diversas demandas que vêm sendo cobradas em reuniões com a UO-Rio e o GP (antigo RH).
As reivindicações também foram expostas na reunião de Acompanhamento do ACT, realizada em maio. O Sindicato também solicitou, esta semana, novo encontro com a UO-Rio.
Veja algumas das cobranças:
– Acordo nacional das plataformas: cobramos novamente a apresentação da proposta de acordo nacional que estenda as conquistas do auxílio deslocamento (“vale jegue”) e dia do desembarque. Prometeram uma proposta de acordo até janeiro de 2019, mas até agora nada.
– Interstício de 11 horas após fazer HEs e pagamento de HEs quando do trabalho durante o interstício: GP respondeu que em relação à UO-BS está regularizando o pagamento daqui para frente e que deverá pagar o passivo.
– Pagamento de horas extras no dia do desembarque: cobramos o pagamento de horas extras para o pessoal que atrasa seu desembarque devido a atrasos nos voos. O ônus pelo atraso dos voos não pode recair nas costas dos trabalhadores, visto que o risco do negócio é da empresa. Assim, quando há perda de voos ou outro tipo de prejuízo, a empresa deve arcar.
– Retorno de férias: A empresa passou a cobrar o trabalho de dois dias na volta das férias, o que não fazia antes. O GP confirmou que a pessoa deve trabalhar esses dois dias desde que tenha sido convocada antes de sair de férias. Essa convocação tem que ser individual. Se a pessoa não for convocada, esses dois dias são abonados, sem prejuízo para a gerência, e entram no controle de frequência com código 1118 (retorno de férias).
Relatamos que alguns trabalhadores das plataformas da UO-Rio estão sendo convocados para trabalhar esses dois dias e acabam ficando no Edihb sem fazer nada o dia inteiro. O próprio RH concordou que não faz sentido esse tipo de convocação.
– Dificuldades no atendimento de RH: relatamos toda a insatisfação dos trabalhadores com as dificuldades com o atendimento de RH ao pessoal das plataformas;
– Horas extras devido à ida a Cabo Frio: questionamos sobre o pagamento também da volta de Cabo Frio. RH ficou de se inteirar desse item;
– Não pagamento de APTs e APTTs ao pessoal que veio de outros lugares para trabalhar nas plataformas: Também não obtivemos respostas. Eles ficaram de verificar.
– Descanso mínimo de 5 horas antes do desembarque: GP também ficou de verificar o tema e responder depois;
– Marcação de frequência: foi demandado pelo Sindipetro-LP que haja a possibilidade de que os trabalhadores possam fazer suas marcações de frequência também pela extranet, especialmente por demanda do pessoal embarcado.
O GP informou que há um aplicativo de celular sendo desenvolvido (há um piloto em teste) que permitirá fazer esse controle de fora da empresa.
Versão do impresso Boletim CXXIII