Gestores da Petrobrás não gostam de críticas e suspendem contrato de diretor do Sindipetro Ceará

Confirmando o perfil de gestão perseguidora de sindicalistas, o petroleiro e dirigente sindical Wagner Fernandes Jacinto teve seu contrato de trabalho suspenso pela Petrobrás na sexta (22). Desde o início da pandemia, a atual direção da Petrobrás está mais preocupada em punir a categoria do que em agir para garantir a vida dos petroleiros. Antes mesmo de lançar o famigerado Plano de Medidas de Resiliência que atacou direitos e precisou ser contido por ações judiciais, gerentes já estavam punindo e demitindo petroleiros que participaram da última greve.

Fascistas

Desta vez, contra o diretor do Sindipetro-CE/PI, usaram a desculpa esdrúxula de que ele fez críticas nas redes sociais contra uma empresa “parceira” da Petrobrás, sem nem mesmo informarem exatamente qual comentário teria sido tão grave a ponto de judicializar uma demissão por justa causa. Em áudio, o presidente do Sindipetro CE/PI, Iran Gonçalves, disse que é uma “atitude fascista e criminosa que tem consonância com o que pensa o Governo Federal”. O setor Jurídico do Sindipetro-CE/PI já tomou providências.

O relato do trabalhador

“Boa noite pessoal,

Informo aos colegas que a partir de hoje, 22/05, não estou mais como funcionário da Petrobrás.
Meu contrato de trabalho foi suspenso, em plena pandemia, com vistas à minha demissão. A partir de hoje, não tenho mais salário, direitos e nenhuma proteção social. Como tenho estabilidade sindical, a empresa estará ajuizando ação para demissão por justa causa.

O grande motivo? Criticar em redes sociais a política e diretoria de uma “empresa parceira”. Não cita qual é essa empresa. Mas deve ser aquela que demitiu minha esposa, doente e na véspera de natal.

Não me surpreendo, sabemos os objetivos desse governo. Sabemos o que eles querem perseguindo dirigentes sindicais. Embora, eu esteja há menos de 3 meses como tal.

Espero que a Justiça seja feita e eu possa voltar ao convívio dos meus amigos. Até lá, guardarei com amor o meu crachá. Não é agora que vamos deixar de lutar por uma Petrobrás soberana, integrada e voltada ao povo brasileiro.

Abraços, e sigamos com muita luta!

Wagner Fernandes
Diretor do Sindipetro Ceará/Piauí”