OAB-RJ homenageia Modesto da Silveira

Numa justa homenagem ao brasileiro que mais defendeu presos políticos, a OAB-RJ vai inaugurar o Auditório Modesto da Silveira, no próximo 13 de junho, às 17 horas. A cerimônia será no 9º andar, na Avenida Marechal Câmara, 150, no centro do Rio.

 modesto

Modesto da Silveira faleceu em 22 de novembro de 2016, aos 89 anos.  Em 1978, foi o mais votado deputado federal do Rio de Janeiro. Nos últimos anos dedicou grande parte de seu tempo à defesa da Petrobrás 100% estatal e pública, participando da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, no Sindipetro-RJ.  

 Modesto levantou bem alto a bandeira dos direitos humanos. No parlamento, foi um guerreiro na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita aos presos políticos mas que excluía os mandantes dos crimes da ditadura e os torturadores. Sua proposta, mais avançada, que atendia aos anseios das vítimas e de seus familiares, foi derrotada por apertados cinco votos.

 Mesmo doente, com idade avançada, nunca fugiu das batalhas. Quando a polícia do Sérgio Cabral cercou a Aldeia Maracanã, expulsando violentamente os seus moradores, Modesto saiu de casa de madrugada para apoiar os índios, chegando a apanhar da polícia e a ser jogado no chão pelos trogloditas.

 O convite da OAB-RJ para a inauguração do Auditório Modesto da Silveira na próxima terça-feira (13)  se estende à sua vasta legião de amigos.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (Por Fátima Lacerda)