CANAL ACT

IMG_20170914_185029846
18:55 – Segundo o RH da Petrobrás novas reuniões serão agendadas para continuidade das negociações sobre o ACT 2017. A final da reunião de hoje ficou clara a intenção da atual direção da Petrobrás em rebaixar o ACT e querer implantar as novas regras da reforma Trabalhista ao propor redução no valor do pagamento de horas extras, reduzir salários a partir da redução de jornada e congelamento do valor do auxílio almoço, com implantação do Vale Refeição/Alimentação, extinção de gratificação do Estado do Amazonas e campos terrestres, entre outros pontos. Obrigado pela audiência

IMG_20170914_151626552_HDR
17:47 – Sobre AMS e Benefício Farmácia: reajuste da Tabela de Grande Risco para manter a relação 70% de participação pela Petrobrás e 30% pelos benificiários, em cumprimento a cláusula 48ª e ao parágrafo 8º da cláusula 61ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2017. O Benefício Farmácia que passa a ter coparticipação no custeio deixa de ser obrigatório, mas com adesão voluntária. Fornecerá medicamentos aos beneficiários com doenças crônicas e de alto custo, com atendimento exclusivamente por meio de delivery. “Para os aposentados continua a mesma situação, é lamentável a falta de respeito com o aposentado e pensionista” disse Roberto Ribeiro, diretor da FNP e do SINDIPETRO-RJ.
IMG_20170914_151545285
17:25: A questão da redução de efetivos mínimos de turno em áreas de produção e terminais foi ignorada na proposta apresentada pela Petrobrás. “A situação na refinarias e terminais está insustentável, os trabalhadores estão no limite de sua capacidade física e mental devido ao estresse provocado pelos cortes de efetivos. Afinal o que quer a empresa?” – indagou o petroleiro Marcello Bernardo da REDUC.
IMG_20170914_164841983
17:00 – O gerente executivo de RH, José Luiz Marcuso apresenta a proposta econômica da Petrobrás aos petroleiros: Reajuste de tabelas salário básico 1,73% Reajuste de tabelas RMNR em 1,73% Manutenção das tabelas dos Educacionais
IMG_20170914_163142591_HDR
16:38 – Os petroleiros rebatem a apresentação da Petrobrás que alega ter pouca capacidade de investimento por conta de seus alegados custos sociais com os trabalhadores. “Esses números são contraditórios quando a empresa diz que já saiu do buraco”  – rebatem.
Cartaz
16:19 – Gerente executivo da Petrobrás, Ricardo Besada apresenta um relatório sobre a capacidade de endividamento e alavancagem da Petrobrás, alegando que a atual situação da empresa é insustentável, e diz que o gasto com pessoal é muito alto. A direção não permitiu fotos da apresentação.

15:40 – FNP começa criticando a direção da Petrobrás por já ter divulgado a proposta da empresa para o ACT 2017. Dentre os itens da proposta está o bizarro reajuste salarial de 1,73%. Além disso, os petroleiros criticam a proposta de prorrogação do ACT atual para que a empresa possa aproveitar as mudanças da reforma Trabalhista recém aprovada.
15:20 – Começa reunião com o RH da Petrobrás, com apresentação dos presentes
15:00 – SINDIPETRO-RJ e FNP em ato protesto antes da reunião com o RH da Petrobrás no EDICIN.

LOGO DO CONGRESSO 2017-PARA INTERNET
Acompanhe a primeira reunião nesta quinta-feira (14) do ACT 2017 em tempo real. Aqui na página do SINDIPETRO-RJ você vai saber tudo com atualizações sobre o que está acontecendo na reunião da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) com o RH da Petrobrás.

CANAL ACT
Queremos saber sua opinião sobre o ACT 2017. Nas próximas semanas, vc pode usar este canal para sugestões de pauta, negociação e mobilização.

Você também pode, através deste canal, denunciar o descumprimento do Acordo atual